Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Duas semanas após inauguração, UPA ainda não começou a funcionar em Palmas

Segundo o secretário municipal de saúde, a administração aguarda uma autorização da Copel para iniciar atendimentos.

Saúde

por Guilherme Zimermann

DSC_0018
Publicidade

Inaugurada no dia 08 de outubro, com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmas ainda não começou a funcionar.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Rafael Barboza, durante reunião do Conselho de Saúde nesta semana, a administração aguarda uma autorização por parte da Copel (Companhia Paranaense de Energia) para colocar a estrutura em funcionamento.

Ressaltou, no entanto, que todo o mobiliário e equipamentos já estão instalados e as equipes de trabalho já estão definidas, para logo quando for emitida a autorização, iniciar os atendimentos no local.

Conforme o secretário, a direção técnica da Unidade será ocupada, inicialmente, pelo médico Rafael Mafra Neckel, com a coordenação da enfermeira Dayani Barbosa.

Publicidade
Publicidade

Quando entrar em funcionamento, a UPA deverá contar com o atendimento de dois médicos, serviços de assistência social, médicos ortopedistas, plantão de pediatria, equipes de enfermaria, além da estrutura com leitos de observação, laboratório e raio X digital.

A previsão da Secretaria de Saúde é realizar mais de 2,5 mil atendimentos mensais na Unidade. Após o inicio das atividades, a pasta deve iniciar o envio de dados de produção para o Ministério da Saúde, visando obter o credenciamento da UPA.

Quando conseguir o credenciamento, a Unidade deverá receber mensalmente R$ 50 mil para o custeio das atividades e mais R$ 35 mil para capacitações.

Publicidade