Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de maio de 2024
Rádios

Covid-19: Palmas atinge maior média de ocupação de leitos de UTI

Na primeira quinzena de março, em apenas cinco dias a ocupação ficou abaixo de 100%.

Saúde

por Guilherme Zimermann

mediaocupacaouti
Publicidade

A unidade hospitalar de Palmas tem atingido uma das suas mais altas médias de ocupação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria exclusivos para atendimentos de pacientes com Covid-19 através do SUS (Sistema Único de Saúde). As informações foram levantadas pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club com base em dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Em Palmas, são 13 leitos de UTI e sete de enfermaria exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19. Na primeira quinzena de março, a média de ocupação dos leitos de UTI ficou em 96,9%. A média dos leitos de enfermaria é de 75,3%. Esses números superam todas as médias de meses anteriores.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza dados referentes à ocupação de leitos a partir de agosto de 2020. A unidade hospitalar de Palmas iniciou aquele mês com cinco leitos de UTI e sete de enfermaria. A partir do dia 08, foram habilitados mais cinco leitos de terapia intensiva. Em agosto, a média de ocupação de UTI ficou em 28% e de enfermaria em menos de 3%.

A primeira vez em que os leitos de UTI atingiram 100% de ocupação, ou seja, todos ocupados, foi em 10 de dezembro, o que voltou a se repetir nos dias 14 e 15. A média de dezembro ficou em 72,3% de ocupação em UTI.

Publicidade
Publicidade

Em janeiro, a média ficou em 50%, subindo para 77% em fevereiro quando em oito dias a UTI atingiu 100%. Já na primeira quinzena de março, em apenas cinco dias a UTI não ficou em 100%.

[Grupo RBJ de Comunicação] Covid-19: Palmas atinge maior média de ocupação de leitos de UTI
Publicidade