Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de instalação

As atividades do Corpo de Bombeiros tiveram inicio oficial em Palmas no dia 20 de junho de 2000.

Segurança

por Guilherme Zimermann

corpodebombeiros
Publicidade

O Corpo de Bombeiros de Palmas comemora neste domingo (20), 21 anos de implantação. A história da corporação no município foi tema de uma série de postagens na página do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco no Facebook durante a última semana.

[Grupo RBJ de Comunicação] Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de instalação

As atividades do Corpo de Bombeiros tiveram inicio oficial em Palmas no dia 20 de junho de 2000, com a inauguração do prédio destinado a sua instalação e a designação de Bombeiros Militares para compor seu efetivo.

Porém, os trabalhos para implantação começaram um ano antes, em junho de 1999, através de convênio entre o Poder Executivo de Palmas, na época então chefiado por Ivo Antonio Dalla Costa, com o Governo Estadual, o qual autorizava a criação da 1ª Seção de Bombeiros Comunitários, que atenderia os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares.

[Grupo RBJ de Comunicação] Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de instalação

A instalação do Corpo de Bombeiros em Palmas ocorreu sob a supervisão do então 1º Sargento Roberto Zorzenon (in memoriam), que foi designado para acompanhar as reformas e adaptações da unidade, um centro social desativado, no bairro Alto da Glória.

Publicidade
Publicidade

Com a presença de diversas autoridades, no dia 20 de junho de 2000 foi realizada a solenidade de inauguração da Seção de Bombeiros Comunitários de Palmas, sendo que o 1° Sargento Roberto Zorzenon foi designado para o Comando da Seção de Bombeiros, sendo auxiliado pelos bombeiros militares: Cabo Clovis Maccari, Cabo Antonio Jaime Sott, Cabo Israel Lopes de Oliveira, Soldado Altair Miecoanski, Soldado Amaro Aires Nogueira, Soldado Luiz Denardi, Soldado Alan Kuriaki Teodoro de Castro e Soldado Vanderlei Figueiredo da Costa.

[Grupo RBJ de Comunicação] Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de instalação — Primeiro efetivo do Corpo de Bombeiros de Palmas
Primeiro efetivo do Corpo de Bombeiros de Palmas

A Seção de Bombeiros de Palmas iniciou suas atividades com um caminhão ABT 1498, marca GM com capacidade de 4 mil litros, emprestado pelo Subgrupamento de Pato Branco, além de um VW/Gol ano 86 e um VW/Fusca cedido pela prefeitura municipal para a realização dos serviços administrativos.

Ainda no inicio dos anos 2000, houve a extinção do projeto Bombeiro Comunitário pelo Comando da Corporação e então o Corpo de Bombeiros de Palmas tornou-se a 3ª Seção de Bombeiros, subordinada ao 2º Subgrupamento de Bombeiros, localizado em Toledo.

A composição seguir até 2010, quando o Corpo de Bombeiros do Paraná passou por uma reestruturação e foi criado o 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente no município de Pato Branco, sendo que a Seção de Bombeiros de Palmas passou a ser designada como a 3ª Seção de Bombeiros do 2º SGBI, a qual permanece atualmente.

Publicidade
Publicidade

Em 2013, com a saída do já Subtenente José Roberto Zorzenon (in memoriam) para a reserva remunerada, passou a responder pelo Comando da Seção de Bombeiros de Palmas o Sargento Clóvis Maccari, o qual está na função atualmente.

[Grupo RBJ de Comunicação] Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de instalação

Neste mesmo ano, após tratativas com o então prefeito, Hilário Andraschko, deu-se início aos trabalhos de elaboração dos projetos para reforma e ampliação do prédio principal do quartel.

No início de 2015 foram iniciadas as obras de reforma e ampliação em todo o prédio, o que envolveu investimento de R$ 1,3 milhão, custeada pelo município através do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros de Palmas, sendo reinaugurada em dezembro de 2016.

[Grupo RBJ de Comunicação] Corpo de Bombeiros de Palmas comemora 21 anos de instalação

Em fevereiro de 2017, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros de Palmas, o 1º tenente Guilherme Augusto Picolotto, o qual permaneceu no cargo até julho de 2019, quando passou o Comando novamente ao Sargento Clóvis Maccari.

Publicidade
Publicidade

No dia 02 de julho de 2018, a Seção de Bombeiros de Palmas, passou a ser denominada Seção de Bombeiros Subtenente José Roberto Zorzenon, em homenagem ao seu primeiro Comandante, vítima de um acidente automobilístico em outubro de 2017.

Publicidade