Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de maio de 2024
Rádios
Publicidade

Coronel Domingos Soares registra três mortes de macacos por febre amarela

GeralSaúde

por Guilherme Zimermann

WhatsApp-Image-2020-11-05-at-09.31.20
Publicidade

O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou três casos de febre amarela em macacos encontrados mortos no município de Coronel Domingos Soares. O Departamento Municipal de Saúde está adotando novos protocolos de vacinação contra a doença.

De acordo com a pasta, desde o ano passado havia o alerta das autoridades estaduais de saúde sobre a possibilidade da chegada do vírus da febre amarela à região, sendo desenvolvidas atividades de prevenção, como a realização de campanha para atualização do quadro vacinal da população, além ações no âmbito do Departamento Municipal de Educação, com orientações nas escolas.

No dia 28 de outubro, a divisão da vigilância ambiental foi comunicada da morte de um macaco na Comunidade do Travessão. O animal se encontrava em estado avançado de decomposição, não havendo a possibilidade de coleta de material para realização de exames. Diante do caso, foram mobilizadas equipes de imunização para iniciar a vacinação de casa em casa para melhorar o índice de cobertura vacinal com ênfase nas comunidades próximas. Desde então, foram 21 registros de macacos mortos em Coronel Domingos Soares.

Dos animais que foi possível a coleta de material para exames, até o momento, três tiveram resultados positivos para febre amarela. Com isso, o Departamento de Saúde alterou os protocolos de vacinação, de acordo com Nota Informativa do Ministério da Saúde, seguindo com as buscas ativas por cidadãos não vacinados até atingir a totalidade da população imunizada.

Publicidade
Publicidade

A solicitação do Departamento é que a população continue informando os setores responsáveis sobre a presença de macacos mortos para a continuidade do monitoramento da disseminação do vírus no município.

Publicidade
Publicidade