Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de janeiro de 2021
Rádios

Copel propõe alterações no Projeto da Hidrelética Salto Grande no Rio Chopim

Cotidiano

por Ivan Cezar Fochzato

Sem título
Publicidade

O Instituto Ambiental do Paraná(IAP) recebeu relatório propondo alteração no Projeto Básico para a construção da Usina Hidrelétrica Salto Grande entre os municípios de Pato Branco e Coronel Vivida. A mudança visa diminuir a área alagada pelo reservatório  e redução dos impactos ambientais. Os documentos de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental –EIA/RIMA, foram protocolados em 2016  junto ao órgão fiscalizador.

De propriedade da Copel, a UHE no leito do rio Chopim terá três turbinas com capacidade para gerar 47,00 MW. O respectivo reservatório abrangerá, inicialmente, 162 propriedades rurais municípios de Pato Branco, Coronel Vivida e Itapejara d’Oeste.

[Grupo RBJ de Comunicação] Copel propõe alterações no Projeto da Hidrelética Salto Grande no Rio Chopim — EIA/RIMA
EIA/RIMA

Além do eixo do barramento, o novo documento propõe deslocamento da casa de força para melhor aproveitamento da força  hídrica do local. Além disso, proporcionará reduções do desmate da área nativa, áreas rurais, comunidades e municípios atingidos.

A nova proposta ao EIA/RIMA integra procedimentos legais para a obtenção da Licença Prévia, que ocorrerá após Audiências Públicas nos três municípios envolvidos.

Publicidade