Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Copel lança nova tentativa de venda da vila de Faxinal do Céu

Propostas serão abertas na próxima segunda-feira (15). Primeira tentativa não teve interessados.

Geral

por Guilherme Zimermann

faxinal_do_ceu2
Foto: Divulgação
Publicidade

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) abre na próxima segunda-feira (15), as propostas para compra da vila de Faxinal do Céu e do aeroporto do município de Pinhão, Centro-Sul do Paraná.

É a segunda vez que a empresa tenta vender a estrutura. Na primeira oportunidade, em novembro de 2022, não houve interessados. No mês de fevereiro, a companhia lançou um novo edital para venda, com algumas alterações nos valores.

A vila foi constituída para abrigar os trabalhadores que atuaram na construção da Usina na década de 1970 e, posteriormente, para a moradia dos servidores que atuavam na operação da unidade de geração de energia.

Em 1995, a estrutura foi reformada pelo governo do Estado, que criou no local, a Universidade do Professor, onde eram promovidas oficinas, palestras e cursos de capacitação direcionados aos professores das escolas públicas do Paraná. O complexo conta com dois grandes auditórios com capacidade para acolher até mil pessoas e uma ampla estrutura de chalés para hospedagem. No entanto, em 2011, o governo paranaense aboliu o projeto.

Publicidade
Publicidade

Os primeiros rumores da venda da vila surgiram em 2019, conforme publicação do jornal Fatos do Iguaçu. Pelo contrato existente entre a Copel e a União, a companhia tem o direito de explorar a Usina de Foz do Areia até setembro de 2023. Após essa data a concessão para os próximos 30 anos iria para um novo leilão.

Em 2018, o governo federal publicou decreto, permite às concessionárias terem as outorgas renovadas por 30 anos, desde que privatizem a maior parte das operações em até 18 meses antes do fim do contrato. A Copel, então, formalizou um pedido ao Ministério de Minas e Energia de concessão de Foz do Areia para repassar à iniciativa privada 51% da operação da usina. A empresa indicada para o repasse é a F.D.A. Geração de Energia Elétrica S.A, hoje subsidiária da Copel.

Conforme a publicação, “para atrair o interesse do setor privado para realizar a transação que a manterá explorando a Usina da Foz do Areia, a Copel organizou um plano de redução de custos e nesse está a desativação das vilas residenciais”, incluindo a vila de Segredo, em Reserva do Iguaçu.

De acordo com o edital publicado nesta semana, toda a vila, incluindo o jardim botânico e a escola, está à venda pelo valor mínimo de R$ 107,97 milhões. Com relação à escola, o edital prevê que o comprador “assumirá a responsabilidade de que o imóvel seja mantido com a mesma finalidade, garantindo inclusive o devido acesso dos estudantes e da comunidade, pelo período de cinco anos, contados a partir da assinatura da escritura.

Publicidade
Publicidade

Sobre o jardim botânico, a Copel considera que ele “configura em essencial espaço para pesquisa, dada a reserva ambiental ali presente”, por isso, o comprador deverá preservar e manter “a sua natureza de forma a contribuir para o desenvolvimento ecológico/ambiental da região”.

Também está à venda o aeroporto Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, que foi avaliado em quase R$ 4,48 milhões. As maiores propostas sobre estes valores serão as vencedoras.

O período para a apresentação das propostas pelos investidores interessados está aberto até às 14h do dia 15 de maio. As propostas e a disputa por lances serão abertas às 14h15.

Publicidade