Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Coordenador da Frente Parlamentar do Leite, Reichembach comemora avanço na produção estadual

AgriculturaGeral

por redação

Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa Pecuária Municipal, referente a dados da produção brasileira de leite do ano de 2015. O destaque foi o Paraná, que ultrapassou o Rio Grande do Sul em litros, e agora é o segundo maior produtor de leite do país.

Para o deputado estadual Reichembach, que é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa do Paraná, esta é uma grande conquista para o estado. “Isto é resultado de um trabalho em conjunto entre as entidades, as lideranças e principalmente os produtores, vamos continuar em busca de melhorias para este segmento tão importante”, afirma.

A região Sudoeste, onde se localiza a maior bacia leiteira do Paraná, produziu 1,186 bilhões de litros de leite em 2015, correspondendo assim a 25,4% do total obtido no estado. O município de Castro, localizado nos Campos Gerais do Paraná, é o maior produtor de leite do país, produzindo cerca de 230 milhões de litros ao ano.

De acordo com o IBGE, Minas Gerais se destacou novamente como principal produtor de leite, apresentando 9,14 bilhões de litros, o que corresponde a 76,8% da Região Sudeste e 26,11% do total da produção nacional. O Paraná teve a produção de 4,66 bilhões de litros de leite em 2015. A Região Sul liderou em números de produção de leite, com 12,32 bilhões de litros, sendo responsável por 35,2% da produção nacional.

Publicidade