Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Cooperativas vão fornecer produtos da agricultura familiar à escolas estaduais

Cotidiano

por redação

Publicidade

Uma rápida solenidade no início da tarde desta quinta-feira (02) no Núcleo regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão marcou a assinatura de contratos entre cooperativas de produtos da agricultura familiar e a Secretaria Estadual de Educação. A parceria vai possibilitar que as cooperativas de agricultores familiares possam entregar alimentos para escolas da rede estadual de ensino.

Conforme a diretora assistente do Núcleo de Educação, professora Leila Giacomelli, a iniciativa vai beneficiar 94 escolas da rede estadual de 20 municípios da microrregião de Francisco Beltrão. A entrega da merenda fica sob responsabilidade das cooperativas, que devem seguir o cronograma de alimentação estabelecido pelas escolas, até o final de 2016. Nesse período serão movimentados cerca de R$ 800 mil na aquisição dos produtos, renda que deve beneficiar muitas famílias de agricultores familiares.

[Grupo RBJ de Comunicação] Cooperativas vão fornecer produtos da agricultura familiar à escolas estaduais — Representantes de cooperativas assinam os contratos observados pela diretora assistente do Núcleo de Educação, professora Leila Giacomelli. Foto: Evandro Artuzi/RBJ
Representantes de cooperativas assinam os contratos observados pela diretora assistente do Núcleo de Educação, professora Leila Giacomelli. Foto: Evandro Artuzi/RBJ

De acordo com José Carlos Farias, da Coopafi Marmeleiro e um dos coordenadores regionais, cada família terá uma renda extra de cerca de R$ 20 mil com a entrega de alimentos às escolas. O valor parece ser baixo, mas representa muito no contexto geral da agricultura familiar. Além disso, serve de estimulo para que as famílias continuem produzindo alimentos, destacou Farias.

Entre as beneficiadas está a Coopervin (Cooperativa dos Produtores de Vinho de Francisco Beltrão) que vai fornecer suco de uvas para a escolas. O representante da entidade, Ivonir Schimitz, destacou a importância dessa parceria. Segundo ele, o valor não é tão grande, mas muito importante para auxiliar a cooperativa nesse momento, até por que é um recurso garantido até o final do ano.

Publicidade
Publicidade

Quem também está sendo beneficiada com a parceria é a Coopafi Santo Antônio do Sudoeste. A cooperativa, segundo a representante Lucelia Crespão, vai entregar hortaliças e panificados para escolas da região de fronteira.  Lucelia também destaca a importância dessa parceria no incremento da renda das famílias de agricultores familiares, que na maioria das vezes é de pequenos produtores.

 

 

Publicidade