Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Construção da sede própria do Conselho Tutelar de Palmas é cancelada

Decisão foi tomada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Obra está no orçamento do Estado.

Geral

por Guilherme Zimermann

gswygnp2xkbplrcr4wuc_Conselho_2734.
Publicidade

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente cancelou a construção da sede do Conselho Tutelar de Palmas, Sul do Paraná.

Dentre os motivos para a deliberação, o Conselho apontou a morosidade para a execução das obras, as dificuldades dos municípios em apresentar a documentação técnica, as constantes alterações nas indicações dos terrenos e do reajuste nos insumos registrados na Tabela de Serviços e Edificações.

Há anos, o Conselho Tutelar funcionava em uma estrutura improvisada, junto à unidade do CRAS. Recentemente, houve a mudança de local, com o Conselho atendendo atualmente no antigo prédio do CPEA, na praça central, mas sem ainda definições se o órgão permanecerá no local ou será alocado para uma nova estrutura, após o cancelamento do projeto da sede própria.

A construção da unidade do Conselho Tutelar de Palmas foi prevista nos orçamentos do Estado em 2021 e 2022, com o valor de R$ 190 mil que deveria ser destinado à obra. No projeto do orçamento do Paraná para 2023, a obra foi novamente inclusa, com o valor atualizado de R$ 500 mil.

Publicidade
Publicidade

Em 2017, a Câmara de Vereadores de Palmas aprovou Lei, autorizando a prefeitura a ceder à Secretaria de Estado da Administração, pelo prazo de quatro anos, um terreno para a construção da sede do Conselho Tutelar.

Conforme Termo de Cessão, assinado em agosto de 2018, a unidade deveria ser construída em um terreno de 1,1 mil metros quadrados, localizado na Rua Crescêncio de Oliveira Pontes, no bairro Lagoão. O Termo recebeu um aditivo em setembro de 2021, sendo prorrogado por mais quatro anos.

Em requerimento apresentado na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra pediu que o Conselho reconsidera a decisão e retome o processo para a construção da sede do Conselhos Tutelar de Palmas e também dos municípios de Pato Branco e Dois Vizinhos, igualmente afetados pela decisão.

O Departamento de Jornalismo da Rádio Club encaminhou pedido de posicionamento da prefeitura de Palmas à assessoria de comunicação. Até a publicação, a redação não havia recebido qualquer resposta.

Publicidade