Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Conseg realiza reunião com moradores do Bairro Alvorada

GeralSegurança

por redação

Publicidade

Moradores do Bairro Alvorada se reuniram na noite desta quarta-feira (15) com a direção do Conselho Comunitário de Segurança e com autoridades ligadas ao setor de segurança pública de Francisco Beltrão. O objetivo do encontro foi debater os principais problemas de segurança registrados no bairro, que é considerado porta de entrada à Francisco Beltrão, visto que está próximo da PR 483, além de ter um dos locais mais frequentados da cidade, que é Lago Alvorada. Uma das principais preocupações manifestadas pelos moradores está relacionada ao tráfico de drogas, conforme destaca o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Waldemi Fernandes.

Para o Juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios de Francisco Beltrão, Rodrigo Simões Palma, o problema das drogas realmente preocupa, mas a solução não depende apenas dos setores de segurança. Segundo ele, o setor de saúde também deve agir.

Moradores aproveitaram ainda a reunião e reclamaram dos bailões que funcionam no bairro e acabam com a tranquilidade aos finais de semana. Segundo relatos, esses locais também tem a presença de adolescentes que abusam da bebida alcoólica.  Para tentar minimizar o problema, as policiais militar e civil se comprometeram em reforçar a fiscalização.

Padre Nilzeu de Albuquerque, pároco da Paróquia do bairro Alvorada, acompanhou a reunião e expôs a preocupação da igreja católica com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principalmente entre os jovens. Ele garantiu que a comunidade precisa se unir e tomar providências urgentes para evitar problemas maiores. Um exemplo citado por ele é a proibição de bebidas alcoólicas em eventos da igreja católica, que busca agir em defesa da vida.

Publicidade
Publicidade

Problemas envolvendo alunos da Escola Reinaldo Sass também foram apontados por moradores e professores durante a reunião do conselho de segurança. O diretor Lenoar Cararo destaca quais são as situações mais preocupantes.

E como não podia ser diferente, as questões relacionadas ao trânsito também foram bastante comentadas. O aposentado Nelson Antonio Dalacosta mora no bairro Alvorada há 12 anos e destaca os problemas constatados diariamente.

Os problemas apontados pelo apostando foram ouvidas atentamente pelo chefe do Debetran – Departamento Beltronense de Trânsito, Rudimar Czarniaski, que participou da reunião acompanhado do secretário de assuntos estratégicos do governo municipal, José Carlos Viera. Ambos representaram o prefeito Cantelmo Neto e prometeram empenho para resolver as questões que competem ao poder público.

Ouça reportagem:

Publicidade
Publicidade

Fotos: Evandro Artuzi

Publicidade