Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Conclusão do Estudo de Viabilidade da Ferrovia do Frango em SC sofrerá atraso

Geral

por redação

Publicidade

Autorizado em outubro de 2014, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia do Frango, que ligará Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina, até os portos do Estado, deverá ser entregue somente em dezembro.

Na ocasião da assinatura da ordem de serviço para a realização do EVTEA, levantamento aerofotogramétrico e do projeto básico, estiveram presentes em Chapecó, Oeste catarinense, o então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a secretária dos direitos humanos, Ideli Salvatti e o Governador Raimundo Colombo.

O consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, foi o vencedor da licitação no valor de R$ 68 milhões para o desenvolvimento dos trabalhos iniciais.  O prazo inicial para conclusão era de 22 meses. Mas até agora nem o EVTEA foi concluído. De acordo com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa estatal que cuida dos projetos nos setor, houve uma demora na definição de estudo de mercado.

O traçado prévio da ferrovia de 862 quilômetros, prevê a saída de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste, Chapecó, Herval D’Oeste, Ponte Alta, Blumenau e Itajaí. Com a obra licitada, o custo estimado será de R$ 6 bilhões. A expectativa é de que até 2022, a obra esteja concluída.

Publicidade