Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Como conciliar a vida profissional e pessoal de forma harmoniosa?

GeralSaúde

por Juliana Raddi

Publicidade

A psicóloga Dilma Schirr, apresenta todas as quintas o quadro de orientação “Conhece-te a Ti Mesmo”. Sucesso na programação da rádio Onda Sul FM, os temas abordados, são indicados pelos ouvintes.

Meu filho é bem sucedido na profissão é uma pessoa que vai muito bem financeiramente, mas já está no quarto casamento. Como conciliar a vida profissional e pessoal de forma harmoniosa?

[Grupo RBJ de Comunicação] Como conciliar a vida profissional e pessoal de forma harmoniosa? — (Foto: Arquivo Prefeitura de Dois Vizinhos)
(Foto: Arquivo Prefeitura de Dois Vizinhos)

A psicóloga inicia explicando: “normalmente existe essa divisão e a unificação é muito difícil de acontecer, que seria integrar a vida afetiva profissional, emocional, corporal e espiritual, mas eu gostaria de me reportar a uma metáfora, ‘sapo escaldado’. Daniel Goleman diz que existe um eu real, um eu ideal e um eu que é amortecido durante a nossa história, que seria nossa essência pura. Ele conta essa metáfora, que diz o seguinte, um sapo quando é tirado dentro de uma panela de água fervendo ele instintivamente salta fora da panela, esse salto para fora da panela acontece porque a essência dele não aceita aquela água quente. Mas ele também diz que se você colocar o sapo na panela com água fria e ir amornando, esquentando, a água ferve e ele fica cozido”.

O que isso tem a ver com a nossa vida? Dilma Schirr, comenta que, “nós também temos um eu selvagem, instintivo, onde as nossas entranhas falam que as coisas estão erradas, e nós deveríamos saltar fora daquele ambiente estressor, doentio, que nos oprime das nossas prisões. Só que não é fácil, porque você se comprometeu com aquela história, família, empresa e é difícil saltar fora por diversas situações, ou porque você depende financeiramente, afetivamente ou acostumou-se com aquela situação.

Publicidade
Publicidade

Não existe mudança a não ser a tua mudança interna. Não se deve esperar mudanças dos outros dos outros, você faz o movimento, você tem a tua mola propulsora que vai te levar sair das situações e enxergar saídas. (Dilma Schirr)

“Esse homem como a mãe fala, já está no quarto relacionamento, ele saltou fora quatro vezes, porque a essência dele não está permitindo que ele conviva com aquilo que não está fazendo bem para ele, pois não encontrou sua alma gêmea, não encontrou alguém que pudesse partilhar a vida dignamente com ele, como ele quer. A essência real não está disposta a ficar acomodada, condicionada, sofrendo as consequências de alguma coisa que não vai adiante”, comentou a profissional.

[Grupo RBJ de Comunicação] Como conciliar a vida profissional e pessoal de forma harmoniosa? — (Imagem ilustrativa)
(Imagem ilustrativa)

Dilma Schirr, reforça que é necessário ter uma convivência satisfatória, “onde tenha os mesmos valores, afinidades parecidas, é necessário conviver com pessoas que se pareçam contigo e também com pessoas diferentes, mas para conviver e partilhar a mesma mesa, a mesma cama, é necessário ter afinidades. Nós fomos condicionados a pensar que os opostos se atraem, na verdade as misérias se atraem”.

Para finalizar, a psicóloga destaca que o nosso meio ambiente pode ser destruidor. “Segundo Daniel Goleman, se você vive no ambiente de estresse muito grande, o teu corpo vai guardando e criando moléculas negativas dentro da corrente sanguínea, por isso acontece o infarto e as pessoas adoecem com muita facilidade. Hoje a neuropsicologia trabalha dentro desse aspecto, o nosso meio ambiente pode ser pode ser destruidor. Por isso é importante viver o teu eu real, senão você vai ficando com um sapo escaldado sem perceber e depois para romper com toda essa estrutura, é muito mais difícil”.

Confira o áudio na íntegra:

Publicidade
Publicidade

Publicidade