Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Começa nesta sexta-feira (28) em Palmas, a VII Copa Sul de Orientação

O evento esportivo receberá mais de 300 competidores e segue até no domingo (30).

Esporte

por Ludimar Fontana

Copa Sul de Orientação
Publicidade

O município de Palmas, sul do Paraná, será sede, entre 28 e 30 de julho, da 7ª Copa Sul de Orientação, uma modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. A competição ocorre nos três estados do sul do país. A escolha pela cidade palmense se deu por conta da rica vegetação, tendo em vista suas abundantes áreas de reflorestamento. Ao todo, 380 atletas de vários estados estão inscritos. Por ser um evento aberto, um atleta do Paraguai também participará desta etapa.

Programação

O evento terá seu início na sexta-feira, dia 28 de Julho, às 14 horas com percurso de sprint. A abertura oficial e entrega da premiação do percurso sprint, será às 19 horas no anfiteatro do Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Palmas. No dia 29 será realizado o Percurso Longo na Fazenda Chopin 1 no período da manhã, finalizando no domingo com o Percurso Médio na Fazenda Estrela e Jucá.

Orientação

Publicidade
Publicidade

A Corrida de Orientação é muito praticada nos países nórdicos, inclusive faz parte da grade curricular, ela foi trazida ao Brasil na década de 80 pelos militares. Hoje o Brasil já conta com centenas de clubes, várias federações, bem como sua própria confederação estabelecida. Todo ano são realizados campeonatos civis estaduais, nacionais e sulamericanos, além das disputas em vários lugares do mundo realizadas para os militares.

Apesar de não ser muito difundido e praticado aqui no nosso país, o esporte de Orientação vem ganhando adeptos, principalmente pelo sentido desafiador e emocionante. Este esporte, usa a própria natureza como campo de jogo, é quase um rally à pé. Consiste no atleta, auxiliado pelo uso de uma bússola, percorrer em menos tempo, um determinado percurso estipulado no mapa, passando pelos pontos de controle “Prisma” (onde é feito o registro de sua passagem) até alcançar o ponto de chegada.

Na escola, este esporte traz inúmeros benefícios, extremamente lúdico, gera ganho cognitivo, além da possibilidade de interdisciplinaridade. As regras básicas são: Passar por todos os pontos de controle na sequência estabelecida, registrar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza.

Publicidade