Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Com passagem pelo Sudoeste, Renato Braga Bettega é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Com passagem pelo Sudoeste, Renato Braga Bettega é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná — Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O desembargador Renato Braga Bettega foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em votação realizada na tarde de ontem (16), em Curitiba. Bettega comandará o Judiciário paranaense no biênio 2017-2018. Ele saiu vencedor no segundo turno da disputa pelo cargo contra o desembargador Fernando Bodziak, que teve 55 votos. No primeiro turno, Bodziak teve 45 votos, Bettega 40 e o desembargador Eugênio Achille Grandinetti 33. Ocupando atualmente a 1ª vice-presidência do TJ, Bettega substituirá o atual presidente, desembargador Paulo Vasconcelos.

Natural de Curitiba, Renato Braga Bettega nasceu em 1948. Formou-se em Direito pela PUC-PR em 1972 e em Administração de Empresas pela FAE em 1977. É mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Ingressou na Magistratura do Paraná em 1980, exercendo suas atividades funcionais nas Comarcas de Paranaguá (substituto), Capanema, Sudoeste do Estado (regime de exceção), Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. Foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 2007 e eleito para o cargo de 1° Vice-Presidente em novembro de 2014.

Na linha de sucessão, o presidente do TJ pode assumir o Governo do Estado na ausência ou afastamento do governador, caso o vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa não possam assumir. Além disso, é responsável por gerir o orçamento do órgão,  autorizar concursos públicos, nomear novos servidores, autorizar a construção de novos fóruns, dentre outras funções.

Foram eleitos também Arquelau Araújo Ribas, 1° Vice-Presidente; Lídia Maejima, 2° Vice-Presidência; Rogério Luis Nielsen Kanayama, Corregedor-Geral da Justiça; Mário Helton Jorge, Corregedor; Lenice Bodstein, Ouvidora-Geral; Ana Lúcia Lourenço, Ouvidora-Substituta; Maria Aparecida Blanco de Lima, Luiz Osório Moraes Panza, Fabio Haick Dalla Vechia e Ana Lúcia Lourenço, Conselho da Magistratura.

Publicidade
Publicidade

Publicidade