Com palmense Luiz Gabriel na equipe, Paraná é bicampeão Copa das Federações de Beach Tennis
A competição foi realizada na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).
Esporte
por Ludimar Fontana
No último sábado (18), o Paraná fez bonito e conquistou pela 2ª vez o título da Copa das Federações de Beach Tennis , realizada na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). O evento teve a organização da Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Cearense. A delegação paranaense contou com aproximadamente 200 pessoas, entre atletas, comissão técnica e torcida. O palmense Luiz Gabriel de Lima, 20 anos, foi um dos convocados para participar da competição na categoria Técnica C.
– Quero, primeiramente, agradecer a todos que sempre me apoiaram. Foi um motivo de muito orgulho defender o nosso estado nessa competição. Agora aumenta a responsabilidade e quero continuar me dedicando para sempre estar fazendo parte da seleção paranaense, comentou Lima que após o título subiu de categoria.
Gabriel é estudante do curso de Direito em Francisco Beltrão e divide seus estudos
com a prática do esporte. Desde seus 14 anos ele praticava tênis amador – até que em 2022 resolveu de vez entrar para o Beach Tennis. O palmense gostou da modalidade e passou a praticar com mais afinco. Neste ano ele participou do Circuito de Tênis da Federação Paranaense jogando aproximadamente 30 toneios em várias cidades do estado. A cada torneio os atletas foram pontuando com o objetivo de serem convocados para a Copa das Federações. Ao fim do circuito, somente os 3 primeiros ranqueados foram chamados automátcicamente e pela primeira vez na história, a Federação chamou mais um atleta por avaliação técnica.
– O beach não é mais aquele esporte de praia como víamos, agora ele está no interior. Aqui na nossa região, é difícil a cidade que não tenha uma arena de beach tennis e que inclusive contam com muitos alunos, como é o caso de Palmas, disse.
Bicampeonato
O título 2023 da Copa das federações veio após o Paraná somar 258 pontos no ranking geral do torneio. Quem ficou com o vice foi o Ceará, com 223 pontos, enquanto o Rio Grande do Sul ficou em terceiro, com 220 pontos.
Campeões da Copa das Federações de BT:
2023 – Paraná
2022 – Paraná
2021 – São Paulo
2019 – Rio Grande do Sul
2018 – Rio Grande do Sul
2017 – São Paulo
2016 – Rio Grande do Sul
Confira abaixo a entrevista completa do palmense campeão nacional: