Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Com bancos em estado crítico, Hemepar reforça importância da doação de sangue

No sudoeste, Hemonúcleos de Francisco Beltrão e Pato Branco recebem doações, em especial dos tipos O, e B-

Saúde

por Romeu Junior

DOAÇÃO SANGUE
Hemonúcleos de todo PR fazem apelo para doação de sangue. Foto: AEN
Publicidade

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçou nesta quarta-feira (22) a urgência para a doação de sangue no Paraná, em especial dos tipos O, e B-, que estão com suas reservas em condição crítica, com estoque suficiente para até dois dias.

“Sempre que falamos sobre doação, reforçamos um ponto especial: não existe substituto para o sangue. Por isso, o ato de doar não é somente uma ação solidária, mas de importância incalculável para salvar vidas. Com uma única doação, é possível ajudar até quatro pessoas que precisam de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Os homens podem doar a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Publicidade
Publicidade

HEMEPAR

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado graças às doações dos voluntários.

PARA DOAR

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Publicidade
Publicidade

Em Francisco Beltrão o Hemonúcleo (HN) da 8ª Regional de Saúde está localizado na Rua Marília, 1327 – Bairro Luther King. O telefone é o  (46) 3211-3650. Confira os horários de atendimento:

Coleta: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Atendimento geral ao público (entrega de carteirinha, hemofílico): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Atendimento de doadores para repetição de exames: de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h

Publicidade
Publicidade

É possível agendar a doação clicando AQUI.

Romeu Junior com informações da AEN

Publicidade