Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

CNBB orienta eleitores a escolherem candidatos que fortaleçam a democracia

PolíticaReligião

por Guilherme Zimermann

cnbb
Publicidade

Após manifestar, durante o primeiro turno das eleições gerais, posição contrária a discursos de ódio e violência, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) orienta os eleitores católicos a analisar, no segundo turno, quais candidatos estão dispostos a contribuir para a consolidação de sistemas democráticos.

O secretário-geral da entidade e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, afirmou, em entrevista ao portal UOL, que o tema deve ser abordado pelos próprios padres nas celebrações religiosas, ressaltando que as manifestações não devem se direcionar à candidaturas, mas à democracia. “Os padres não podem, pela legislação, defender um ou outro candidato, mas podem falar sobre a importância da preservação da democracia”, disse, salientando, porém, que a o posicionamento dos sacerdotes deve ser orientado pelos bispos.

Afirma dom Leonardo que “não podemos votar com o coração cheio de ódio, nem pensando que vamos mudar o Brasil de uma hora para outra: não existem salvadores da pátria, mas uma democracia que precisa ser permanentemente construída”.

Ele também enfatizou a importância de os eleitos serem fiscalizados pelos eleitores, bem como por entidades da sociedade organizada, tanto de cargos executivos quanto legislativos, criticando o volume de notícias falsas que marcou o primeiro turno da campanha e disse esperar, nesta etapa, “menos notícias falsas, e mais notícias verdadeiras” –sobretudo por meio de “um debate mais amadurecido” das propostas dos candidatos.

Publicidade