Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Chopinzinho comemora 61 anos nesta quarta-feira

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Chopinzinho comemora 61 anos nesta quarta-feira — Foto: Assessoria.
Foto: Assessoria.

Nesta quarta-feira (14), o município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, comemora 61 anos de emancipação político-administrativa.

O município conta com uma população de 19.951 habitantes (dezenove mil, novecentos e cinquenta e um) segundo dados do IBGE, e uma área territorial de 959,692 Km² (novecentos e cinquenta e nove mil, seiscentos e noventa e dois quilômetros quadrados).

Chopinzinho é destaque na região pela sua produção de leite e grãos, e atualmente se tornou um polo na avicultura de frango de corte. Segundo dados da Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento e Departamento de Economia Rural – DERAL, no ano de 2015 o setor avícola no município ocupa o 1º lugar no PIB (Produto Interno Bruto). Hoje Chopinzinho é o primeiro em produção no município e o segundo no Sudoeste, onde seu produto é exportado para mais de 142 países.

Para comemorar a data, acontecerá nesta quarta-feira a partir das 12 horas, a Primeira Festa do Prato Típico-Frango com Polenta e Codorna, no Centro Comunitário da Igreja Matriz. O evento é uma parceria da Associação Municipal de Avicultores de Chopinzinho – ASMAC, Administração Municipal, Rotary Club Chopinzinho – Iguaçu e Paróquia São Francisco de Assis.

Publicidade
Publicidade

+ Festa do prato típico de Chopinzinho acontecerá no dia do aniversário da cidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Chopinzinho comemora 61 anos nesta quarta-feira — Foto: Assessoria.
Foto: Assessoria.

Histórico

O progresso do lugar foi acentuado com a abertura de estradas (antes simples picadas), ligando Chopinzinho as localidades de Laranjeiras do Sul e Mangueirinha.

Em 1968 Chopinzinho figurava como Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Mangueirinha.

Publicidade
Publicidade

Pela Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, foi criado o Município de Chopinzinho, com território desmembrado do Município de Mangueirinha. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de Dezembro de 1955, com a posse do primeiro prefeito eleito, Mário Ceni.

A região dos Campos de Palmas, onde encontra-se o atual município de Chopinzinho, foi descoberta em 1726 por Zacarias Dias Côrtes e seu povoamento teve início em 1855, com a chegada dos expedicionários Joaquim Ferreira dos Santos e Pedro Siqueira Côrtes, fundando a Freguesia de Palmas em 28 de fevereiro de 1855 e elevada à condição de município em 1877. O atual município de Chopinzinho foi a Colônia Militar do Chopim, criada por ordem do imperador D. Pedro II em 16 de novembro de 1859, pelo decreto n.º 2.502, com o objetivo principal de defender a região sudoeste do Paraná da Argentina, que reivindicava essas terras. Esta foi fundada pelo Coronel Francisco Clementino de Santiago Dantas em 27 de dezembro de 1882, segundo Ata de Fundação. Os trabalhos, no entanto, iniciaram em novembro de 1881, com a chegada dos militares e colonos, que imediatamente iniciaram os trabalhos de abertura da mata, construção das casas e exploração dos arredores como o Rio Dório, assim como a abertura de estradas como a que havia para o Distrito de Mangueirinha.

Em 30 de abril de 1970 a colônia militar passa para o domínio civil, passando a se chamar Distrito Policial de Chopim, pertencente ao município de Palmas. Em 26 de março de 1960, pela lei n.º 1.955, foi elevado a Distrito Judiciário de Colônia de Chopim, agora distrito de Mangueirinha, que havia se emancipado de palmas. Com a promulgação da lei n.º 253/52, de 14 de dezembro de 1954, Chopinzinho passa a condição de município. Chopinzinho também possui recursos minerais, como pedras Ametista, cristal, ágata e citrino, por isto é considerado a Capital das Pedras no Paraná.

O nome Chopinzinho deriva do rio como o mesmo nome, que, por sua vez, deriva do rio Chopim que tem seu nome de um pássaro preto e canoro que se chama Chopim ou Chupim (Molothrus bonariensis), abundante na região (na época).

Publicidade
Publicidade

Fonte: Wikipédia.

 

Publicidade