Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Chefe do NRE explica exigência de Declaração de Vacinação para rematrículas

Educação e CulturaSaúde

por Guilherme Zimermann

vacina_pr
Publicidade

A rede estadual de ensino abre no dia 19 o período de rematrículas. Neste ano, os pais ou responsáveis têm que apresentar a Declaração de Vacinação para matricular os filhos. A ausência da comprovação das vacinas não impossibilita a matrícula, mas os pais terão 30 dias para regularizar a situação em uma unidade de saúde.

À Rádio Club/RBJ, o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, Guilherme Sebastião Silvério, explicou que a exigência da Declaração de Vacinação se dá em decorrência do registro de casos de sarampo e poliomielite em determinadas localidades do país, e servirá como uma forma de controle e incentivo para os que as famílias tenham atenção ao quadro vacinal das crianças.

Salientou que caso não seja apresentada a declaração de vacinação, a matrícula será realizada, mas a família deverá regularizar a situação. Do contrário, o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar. A Declaração de Vacinação pode ser emitida em unidades de saúde da rede pública ou privada e é exigida através da Lei Estadual 19.534.

Ouça:

Publicidade
Publicidade

 

Os pais ou responsáveis dos alunos que vão ingressar no 7.º, 8.º ou 9.º ano do ensino fundamental ou na 2.ª ou 3.ª série do ensino médio devem ir até a escola para a rematrícula. Além da Declaração de Vacinação devem ser apresentados também original e cópia da fatura recente da concessionária de energia elétrica e o RG do aluno maior de 16 anos.

Publicidade