Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Cemitérios municipais de Francisco Beltrão estão com pouco espaço para sepultamentos

Com o aumento de óbitos durante a pandemia, administração municipal estuda ampliações ou nova área

Geral

por Lucas Maciel

Cemitério-768×463
Assessoria
Publicidade

Uma média alta de óbitos registrados no pico da pandemia fez acender um alerta para o setor de administração da prefeitura de Francisco Beltrão: Os dois cemitérios municipais estão com pouco espaço para novos sepultamentos e não há espaço para expansão.

Desde 2001 o cemitério municipal cristo ressuscitado localizado no centro já estava com pouco espaço e por isso foi implantado o cemitério municipal do aeroporto. O objetivo inicial era que fossem realizados sepultamentos de pessoas mais carentes ou nos casos em que a família comprovasse que não tinha condições de arcar com os custos. Como a demanda foi aumentando foram adotadas as gavetas, evitando assim que houvessem sepultamentos no solo.

Durante a pandemia de coronavírus houve um aumento significativo de óbitos e sepultamentos. No cemitério do aeroporto a média chegou a um sepultamento por dia e no centro o número chegou a dois por dia. Atualmente a média está em 15 sepultamentos por mês em cada cemitério.

A administração de Francisco Beltrão analisa agora possíveis áreas para a implantação de um terceiro cemitério no município, já que os atuais devem suportar no máximo mais cinco anos.

Publicidade
Publicidade

O secretário municipal de administração, Antônio Carlos Bonetti comentou sobre o assunto:

 

Publicidade