Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Celesc confirma construção de subestação de energia em Abelardo Luz

Geral

por Guilherme Zimermann

Celesc
Foto: Prefeitura de Ab. Luz
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Celesc confirma construção de subestação de energia em Abelardo Luz — Foto: Prefeitura de Ab. Luz
Foto: Prefeitura de Ab. Luz

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) confirmou a construção de uma subestação de energia no município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense. A informação foi repassada por representantes da empresa ao prefeito Wilamir Cavassini e empresários do ramo energético na manhã desta terça-feira (20), quando foram iniciadas as tratativas e verificações de possíveis áreas para a instalação da unidade.

De acordo com o chefe da divisão técnica da Celesc de Chapecó, Paulo Giacomazzi, o projeto da subestação beneficiará não só o município abelardense, mas toda a sua microrregião, como os municípios de São Domingos, Ouro Verde e Ipuaçu, melhorando o fornecimento de energia e alavancando outros empreendimentos, como indústrias e a conexão de usinas geradoras de energia.

Estão em processo de instalação e homologação junto a órgãos ambientais e de regulação pelo menos sete unidades geradoras na região, que deverão se conectar à nova subestação. Entre elas estão a PCH Prainha, com capacidade de produzir 13 MW (megawatts); PCH Mangueira de Pedra, com 12 MW; PCH Aparecida, com 7,30 MW; PHC Araçá, com 3,10 MW; PCH Criciúma, com 6,45 MW; PCH Barreiros, com 22,10 MW; e PCH Santa Rosa, com 10 MW.

O prefeito Cavassini, juntamente com os empresários Ivan Giliolli e Sadi Oliveira da Luz, apresentou aos engenheiros e topógrafos da Celesc três opções de terrenos para instalação da subestação. Os locais apresentados ficam à margem da SC-350, próximo ao Favo Eventos, na saída para a Prainha; à margem da SC-155, próximo ao Distrito Industrial/Vipet Alimentos; e outro à margem da SC-155, na comunidade de Passo das Antas. Segundo Cavassini, os técnicos e engenheiros da empresa deverão iniciar os estudos e projetos da unidade já no próximo mês.

Publicidade