Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Cel. Domingos Soares realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Geral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

O município de Coronel Domingos Soares promoveu nesta semana a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência”, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada se reuniram a fim de debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas a este público.

A palestrante foi a advogada Carla Regina Weigert de Moraes, atual presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Subseção Palmas e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná.

Para a diretora da APAE domingosoarense, Neiva de Fátima Lima Suchow, é preciso acabar com os preconceitos e assegurar os direitos dessas pessoas, ensinando às crianças a respeitar o próximo. “Se cada um de nós ensinasse os nossos filhos a lidar e respeitar a diferença do outro não teríamos uma sociedade tão injusta”, destaca a gestora da instituição, ressaltando que o trabalho é no sentido de promover políticas públicas visando à ampla inclusão social das pessoas com deficiência enquanto cidadãs, e também promover debates sobre as legislações existentes nas três esferas de governo”.

Representando o prefeito Jandir Bandiera, a 1ª dama e assessora de gabinete, Cristiana Neves de Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido pela APAE. “Nós vamos firmar um importante convênio entre o Departamento de Ação Social e a APAE, e dar todo o apoio necessário para o desenvolvimento das atividades, bem como investir na contratação de profissionais de saúde”, salienta Cristiana.

Publicidade
Publicidade

Durante a auduência, foram discutidos quatro eixos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; Acesso das pessoas com deficiência para a construção das políticas públicas; Financiamento das políticas públicas para a pessoa com deficiência; e Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Os grupos elaboraram propostas, indicando a quais esferas de governo caberá a execução, e escolheram um delegado que representará o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Coronel Domingos Soares

Publicidade