Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Candidatura de Marina Silva coloca petistas e tucanos em estado de alerta

GeralPolítica

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta segunda-feira (18), a atual presidente da República, Dilma Rousseff (PT), conta com 36% das intenções de voto no 1º turno, seguida pela ex-senadora Marina Silva (PSB) com 21% e do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 20%. Esse é o primeiro levantamento em que se coloca o nome de Marina Silva como candidata, assumindo o lugar do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto na última quarta-feira (13) em um acidente aéreo. Com uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, Silva e Neves, estão empatados tecnicamente.

Em quarto lugar está o candidato Pastor Everaldo (PSC), com 3% das intenções, seguido de Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) com 1% cada. Mauro Iasi (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Luciana Genro (PSOL), não pontuaram. Brancos e nulos totalizaram 8% e indecisos chegam à 9%. Em pesquisa realizada no mês de julho, Rousseff aparecia com os mesmos 36%, contra 20% de Aécio e 8% de Eduardo Campos.

Em uma simulação de 2º turno, Marina Silva e Dilma Rousseff estariam empatadas tecnicamente. Marina aparece com 47% das intenções contra 43% para Dilma. Numa disputa entre Dilma e Aécio, a atual presidente conta com 47% e o tucano, 39%.

O Datafolha entrevistou 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014.

Publicidade