Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Câncer e doenças do coração estão entre as principais causas de mortes em Palmas

Neste 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre cuidados.

Saúde

por Guilherme Zimermann

health-g1ef92e938_1920
Publicidade

Câncer e doenças dos aparelhos circulatório e respiratório são as principais causas de mortes registradas em Palmas, Sul do Paraná. Nesta sexta-feira, 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, data que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de um estilo de vida mais saudável.

Entre 2016 e 2020, último ano com dados consolidados pelo Ministério da Saúde, foram registradas 1.503 mortes de pessoas residentes em Palmas. As principais causas foram as doenças do aparelho circulatório que englobam problemas do coração e dos vasos sanguíneos, que somaram 403 óbitos no período.

As neoplasias foram responsáveis pela morte de outros 244 palmenses. Câncer de pulmão, próstata, mama e estômago são os principais. As doenças do aparelho respiratório causaram a morte de 227 pessoas no município, 113 delas vítimas de pneumonia.

O Ministério da Saúde reforça orientações para cuidados, como a inclusão de exercícios físicos na rotina, para melhorar a saúde do coração. Evitar o cigarro e consumo excessivo de álcool, além de manter uma alimentação saudável são outras medidas simples, que contribuem para os cuidados com o coração e também prevenção a cânceres.

Publicidade
Publicidade

No caso de doenças respiratórias, lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações, manter ambientes arejados são algumas dicas importantes de prevenção.

O 5 de agosto foi escolhido como Dia Nacional da Saúde em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil. Também fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

Publicidade