Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Caminhoneiros deverão realizar exame toxicológico

Geral

por redação

Publicidade

Os motoristas de veículos de cargas deverão realizar o exame toxicológico  toda a vez que forem renovar as carteiras de habilitação. A medida entra em vigor nesta segunda-feira(30) . O objetivo  é verificar se o motorista fez uso de drogas ou substâncias proibidas nos últimos 90 dias antes do teste.  O exame é obrigatório para caminhoneiros e motoristas de veículos pesados na hora de renovar ou adicionar categoria à habilitação. A nova  atinge pelo menos um milhão e 280 mil motoristas no Paraná.

A determinação está prevista em resolução do Conselho Nacional de Trânsito, Contran, e vale para condutores habilitados nas categorias “C”, “D” e “E”.   O Detran aguarda a homologação dos laboratórios pelo Departamento Nacional de Trânsito, Denatran.

O exame é feito através de pelos e cabelos, ou unhas e é de responsabilidade do usuário. O laudo deve ser apresentado ao dar entrada no processo de mudança de categoria  ou renovação da CNH.Pelo exame são identificadas a presença ou ausência de maconha e derivados, cocaína e derivados (incluindo crack e merla), opiáceos (incluindo codeína, morfina e heroína), “ecstasy” (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina, conhecida popularmente como “rebite”.

Aqueles que não se submeterem aos exames toxicológicos serão considerados inaptos temporários ou inabilitados até que apresentem o laudo negativo do exame. O laudo tem validade de 30 dias a contar da data que foi expedido. A resolução do Contran prevê que seja criado um banco de dados para analisar a saúde do motorista brasileiro. As informações poderão ser cedidas, por determinação judicial, em caso de acidentes e crimes de trânsito.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade