Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Câmara de Palmas votou pela elevação para 13 vereadores em 2013

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

 


 por Ivan Cezar Fochzato

 

A Câmara de Palmas terá 13 vereadores na próxima legislatura. Na sessão da noite desta segunda-feira (26), foi aprovada, em primeira votação, a alteração da Lei Orgânica do município que permite a nova composição do Poder Legislativo local, a partir de 2013. Dos oito vereadores atualmente na casa, sete votaram pelo aumento e um contrário. Os edis levaram em conta  a Emenda Constitucional Nº 58, de 23 de setembro de 2009, que fixou limites para a composições das Câmaras de todo o país, tendo por base a população dos municípios. Com base na lei, a Câmara de Palmas, pode ter no máximo 13 vereadores, para uma população de pouco mais de 43 mil, de acordo com as projeções do IBGE.

Publicidade
Publicidade

 

Mesmo com posição contrária da população, manifestada através de enquete feita na Rádio Club, os membros do legislativo realizaram uma reunião uma hora antes da sessão e decidiram colocar em votação a matéria, já na data de ontem. A votação ocorreu de forma tranqüila sem qualquer manifestação externa que impedisse ou apoiasse o processo de votação.

 

Votaram a favor os vereadores Cesar Pacheco Batista (PMDB); Claudio de Oliveira (PR), Vilmar Borges (PDT); Luis Otávio Sendeski(PDT); Joana Darc Franco de Araújo(PPS), Nilo Deitos(PPS), Nestor Mikilita (PTB). O voto contrário foi do vereador Leonardo Maito(PSDB).

Publicidade
Publicidade

 

A Câmara de Palmas, atualmente está composta por oito vereadores, em função de que o vereador Vanderlei Roberto Silva, mesmo cumprindo pena na cadeia publica de Palmas, ainda mantém o cargo de legislador.

 

 

Publicidade
Publicidade

Todos os vereadores alegaram que votaram pela aprovação levando-se em conta a necessidade de permitir uma maior representatividade da sociedade. O vereador Leonardo Maito, mesmo entendendo que com maior composição, há um fortalecimento político do município, informou que consultou seu partido em nível local e estadual, e manifestou-se contrário ao aumento. Confira justificativas dos vereadores em áudio. O unico que não se manifestou ainda foi o presidente do Poder Legislativo, César  Pacheco Batista. Inicialmente o vereador Nestor Mikilita justitocou seu voto.

 

Publicidade