Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Câmara de Chopinzinho pede explicações sobre as constantes quedas de energia no município

Um ofício foi enviado à Copel pedindo explicações e medidas urgentes para solucionar o problema

Geral

por Edson Zuconelli

b7ae021b-7f90-4451-8ce7-d78ebb712349
Subestação da Copel em Chopinzinho. Foto: Edson Zuconelli/Extra FM.
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Chopinzinho, através do Presidente do Legislativo, vereador Osmar Checchi, enviou no dia 25 de janeiro de 2023, um ofício a Companhia Paranaense de Energia – Copel, solicitando explicações sobre os constantes e periódicos picos no fornecimento de energia elétrica no município e medidas urgentes para solucionar o problema.

De acordo com o chefe do Legislativo, essas quedas do sistema elétrico e interrupções de fornecimento, sem prévio aviso, vem impactando negativamente em todas as áreas: serviços públicos, atividades comercial, industrial e administrativa.

No dia 03 de fevereiro, a Companhia Paranaense de Energia – Copel respondeu a solicitação afirmando que houve a realização de uma avaliação do histórico de desligamentos no município.

De acordo com a companhia, os sistemas aéreos de distribuição de energia encontram-se sujeitos à ação de fatores alheios ao controle da concessionária, tais como condições climáticas adversas, quedas de árvores sobre as linhas, abalroamento de postes e avarias nos componentes da rede de energia. Fatos esses que tornam algumas interrupções inevitáveis e que embora indesejáveis são controladas por dispositivos instalados na rede os quais tem a função de preservar a segurança das pessoas, imóveis e equipamentos.

Publicidade
Publicidade

Esses dispositivos atuam com o propósito de eliminar eventuais surtos que venham a ocorrer na rede elétrica e dependendo da situação a energia é restabelecida somente após a atuação de equipe de emergência e manutenção.

Ainda segundo a Copel, a Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel, regulamenta e fiscaliza a prestação dos serviços de eletricidade do país, estabelecendo indicadores que medem a continuidade do fornecimento de energia aos consumidores, dentre eles o FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora) que devem ter seus valores realizados e limites informados mensalmente, na fatura de energia elétrica. E que segundo a avaliação da Copel, o valor deste indicador encontra-se dentro do limite. (Da redação, com informações da Assessoria).

Publicidade