Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de junho de 2021
Rádios

Cadeia produtiva do leite esteve na pauta da Câmara de Chopinzinho

Cotidiano

por Edson Zuconelli

thumbnail_20200527_124128
Publicidade

Durante a 14ª Sessão Ordinária de 2020 da Câmara de Chopinzinho, realizada na noite de terça-feira (26), o vereador Daniel Zanesco, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a cadeia produtiva de leite no município.

Segundo o Vereador, com a pandemia do coronavírus, os consumidores têm visto um aumento de preços nos mercados, contudo, o preço do leite diminuiu para o produtor. Segundo Zanesco, o município possui pouco mais de 700 produtores com cerca de 13.680 animais em lactação, setor que ocupa o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do município.

Daniel pediu o apoio dos demais vereadores para cobrar das autoridades uma solução para melhorar a atividade leiteira no município. “Gostaríamos de ter informações sobre como o preço do leite sobe para os consumidores e para o produtor baixa. Então, diante de algumas procuras que tivemos de produtores, viemos pedir o apoio dos demais vereadores para encontrarmos soluções e cobrarmos de nossos representantes, para que o Governo possa olhar para essa classe, com um olhar especial. Entendemos que existem as necessidades de isolamento, mas precisamos ter algumas atitudes voltadas para esse setor, para que, daqui a pouco, não tenhamos um caos, onde nossos produtores tenham que jogar o leite fora e ficar sem a sua importante renda mensal. Estivemos, recentemente, conversando com o Deputado Wilmar Reichembach, que é Presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, e ele nos trouxe boas notícias dizendo que está levando ao conhecimento do Governador algumas sugestões, aqui do Sudoeste”.

O vereador sugeriu que fosse anexado ao oficio para ser encaminhado as autoridades estaduais, que possa ser comprado, através do Governo, o leite in natura dos laticínios, para fazer circular a produção e que esse leite seja doado para pessoas em vulnerabilidade social. Também que o Governo estude a possibilidade de diminuir o ICMS dos laticínios, fomentando e diminuindo custos para que eles consigam melhorar o escoamento dessa produção, além da redução do custo da energia dos nossos produtores de leite.

Publicidade
Publicidade

Da redação, com informações e foto da Assessoria

Publicidade