Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de maio de 2024
Rádios

Brasil lidera ranking de raios

Segurança

por Angela Maria

Curtain of Lightning Over City
Multiple lightning strikes on a stormy evening near a city in southern Utah. St. George, UT.
Publicidade

Os brasileiros devem redobrar o cuidado com raios durante a primavera e o verão. A incidência nesta época do ano é ainda maior. O Brasil lidera o ranking de países com maiores índices de raios, segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 2012 e 2017 caíram uma média de 77,8 milhões por ano em todo o País.

Para se proteger, o Inpe recomenda evitar atividades ao ar livre e em campo aberto, como gramados e praias; ficar ao lado de carros, tratores, árvores ou cercas; andar de bicicleta ou moto e encostar em objetos metálicos ou que conduzem eletricidade, como telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores; e também não se acolher em um abrigo aberto, como toldos e varandas.

Apesar de ser um fato que assusta a todos, os casos de pessoas atingidas por raios que são considerados fatais estão entre 5 e 10% somente. A corrente elétrica liberada por raios pode, no entanto, trazer problemas neurológicos e queimaduras, o que pode afetar diretamente a saúde e a coordenação motora.

Um caso recente de vítima fatal em decorrência de raio foi uma mulher de 32 anos de Coronel Vivida. O fato ocorreu no dia 15 de novembro. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital Santa Rita em Ampére, posteriormente removida ao Hospital Regional em Francisco Beltrão e transferida ao hospital especializado em Londrina na região Norte do Paraná onde acabou falecendo no começo de outubro, 5. Vânia estava realizando trabalhos na propriedade junto com o esposo quando foi atingida pelo raio.

Publicidade