Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Beneficiados com moradias estão “vendendo” unidades em Palmas

Geral

por redação

Publicidade

Pouco mais de três meses após serem beneficiadas com moradias no Conjunto Habitacional São Francisco II, muitas famílias já deixaram o local após venderem suas casas. Vários casos já se confirmaram e há várias denúncias outras situações irregulares semelhantes.

De acordo com o setor de Administração Fundiária do município até momento foram constatadas que entre 10 e 15 casas já estão com outras pessoas. De acordo com as regras, até que não seja quitado o financiamento não é possível transferir a propriedade do imóvel. Em Palmas, os beneficiados – que pagam uma prestação de R$ 25,00 mensais – estão vendendo  as casas por valores que variam de R4 3.000,00 a R$ 5,000,00, baseados na troca por carros velhos, cozinhas, televisores, dentre outros produtos.

Conforme o órgão, o procedimento em qualquer uma das situações de irregularidade consiste em uma vistoria e se o descumprimento do contrato  for comprovado, a informação é repassada para a Caixa Econômica Federal. A partir de então, o setor responsável pela recuperação de crédito  solicita do mutuário a comprovação de que está morando no local. Se a solicitação não for cumprida, a Caixa dá início ao processo de reintegração de posse e posteriormente repassará a unidade para uma outra família que atenda aos requisitos documentais e do Programa.

Alertam que os beneficiados pelo Minha Casa Minha Vida que realizam qualquer tipo de negociação do imóvel antes de quitar o financiamento ficam impedidos de entrar novamente no programa do Governo Federal. O setor responsável no município destacou que dos inicialmente beneficiados e que venderam as casas, muitos já procuraram o órgão para se inscrever para receber outra casa, o que não será mais possível pelo ato irregular cometido. Por outro lado, quem comprou também irá perder o valor pago irregularmente pela casa.

Publicidade