Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Audiências em Coronel Domingos Soares discutirão PCH Foz do Estrela

CEL.DOMINGOS SOARES

GeralMeio Ambiente

por redação

Publicidade

A construção da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Foz do Estrela estará sendo discutida em audiências públicas no próximo dia 19 de abril, em Coronel Domingos Soares. Na oportunidade estarão sendo apresentados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental do empreendimento a ser construído no Rio Irati, com capacidade de gerar  29,8 megawatts e de propriedade da Brookfield Energia Renovável S.A. Os atos públicos serão realizados salão da comunidade de Ponte do Iratim, às 09h00 e às 19h00 na Câmara de Vereadores.

Conforme o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, as audiências têm por objetivo esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Conforme o projeto, a barragem para formação do reservatório terá 292 metros de extensão entre as margens do rio e 46 metros de altura máxima. O lago da PCH Foz do Estrela terá 181 hectares de área, sendo que  47 hectares representam o leito natural do rio. A área inundada será de 134 hectares.

Para a integração da usina ao sistema de transmissão de energia elétrica será construída a Linha de Transmissão de 138kv com cerca de 50 km de extensão que ligará a subestação da PCH Foz do Estrela até a subestação de Palmas, sul do Paraná.  

Publicidade
Publicidade

O planejamento de construção das obras da PCH Foz do Estrela contempla a entrada em operação comercial da primeira unidade geradora, 23 meses, e da segunda unidade geradora, 24 meses, a partir do  início das obras.

Publicidade