Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Atos de vandalismo fizeram esgoto ser despejado no Rio Lajeado em Palmas

De acordo com a Sanepar, vândalos têm violado poços de visita, onde jogam pedras, garrafas plásticas e outros materiais.

Meio Ambiente

por Guilherme Zimermann

rio-lajeado
Publicidade

As ocorrências de despejamento de esgoto no Rio Lajeado registradas em Palmas há alguns dias, foram ocasionadas por atos de vandalismo na rede coletora.

De acordo com o gerente-regional da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Edenilson Albani, vândalos têm violado os chamados poços de visita, onde jogam pedaços de madeira, peças de roupas, garrafas pet e pedras.

Todos esses materiais acabam entupindo a tubulação, causando o extravasamento dos dejetos no Rio Lajeado. Nessas situações, as equipes de manutenção da Sanepar realizaram a limpeza da rede coletora, mas o pedido da companhia é que a população contribua para a fiscalização e combate a atos de vandalismo.

Outra orientação da Sanepar é para com os cuidados a serem mantidos pela população nas residências, evitando jogar fraldas descartáveis, lenços umedecidos, papel higiênico e outros materiais na rede de esgoto, que também podem causar entupimentos nas tubulações e afetam o serviço de tratamento dos resíduos.

Publicidade