Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Atletismo: Heloisa Nerling Aguiar é convocada para disputar o Sul-Americano Escolar no Chile

A palmense foi prata nos Jogos Escolares Brasileiros garantindo lugar na disputa continental em dezembro, no Chile.

Esporte

por Ludimar Fontana

HELOISA NERLING
Publicidade

Medalhista de Prata nos 800 metros rasos dos Jogos Escolares Brasileiros para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, disputado recentemene em Brasília-DF, Heloisa Nerling Aguiar foi convocada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para a disputa do Sul-Americano Escolar, que será realizado de 4 a 9 de dezembro, em Santiago no Chile. A palmense de 13 anos representará além do Brasil, a sua escola Monsenhor Eduardo, pela qual também foi prata no estadual deste ano disputado em Apucarana.

[Grupo RBJ de Comunicação] Atletismo: Heloisa Nerling Aguiar é convocada para disputar o Sul-Americano Escolar no Chile — Heloisa e seus pais.
Heloisa e seus pais.

Lola, como é conhecida pelos amigos e familiares é filha do treinador e atleta Cleyton Aguiar e Poliana Nerling. Seu pai já foi campeão Sul-americano Juvenil 1500 metros, campeão Sul-americano Menores 1500 metros em Bogotá – Colômbia, 9 vezes Campeão dos Jogos Abertos do Paraná Fase Final, além de ser detentor de vários recordes em provas paranaenses e do brasileiro.

A notícia da convocação de Lola veio ainda na sexta-feira (03). A vaga para o Sul-Americano foi muito comemorada pela família, “Estamos muito felizes por ela. Ela fez apenas sua segunda participação em uma disputa de nível nacional e já está colhendo os frutos de sua dedicação”, comentou o pai e treinador da jovem promessa do atletismo, Cleyton Aguiar.

Na prova dos 800 metros disputada na capital federal, Heloisa fez a marca de 2’24″23, baixando sua marca em 6 segundos em comparação ao Jogos Escolares Estadual. Agora ela seguirá rigorosamente um treino específico para se preparar ainda mais para este grande desafio.

Sul-americano Escolar

O Campeonato Sul-Americano é um grande evento sociocultural esportivo. Mais de 2 mil estudantes, entre 12 a 14 anos, oriundos de 11 países são esperados para o evento internacional. O Brasil competirá com uma delegação de 222 pessoas entre estudantes-atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica.

Os brasileiros vão competir em 11 modalidades. Destas, nove são esportivas (atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal e voleibol) e duas paradesportivas (atletismo adaptado e para-natação). Além do Brasil, participam da competição Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.

[Grupo RBJ de Comunicação] Atletismo: Heloisa Nerling Aguiar é convocada para disputar o Sul-Americano Escolar no Chile — Heloisa Nerling Aguiar
Heloisa Nerling Aguiar
Publicidade