Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Associação Brasileira de Criadores de Raças Crioulas estará na Expopalmas

AgriculturaEconomiaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Publicidade

Membros da  Associação Brasileira de Criadores de Bovinos de Raças Crioulas estarão em Palmas, de 27 a 30 de setembro, participando das atividades da pecuária da XXIII Expopalmas.  O evento terá exposição e comercialização de bovinos das raças Caracu, Hereford Braford, Holandesa & Jersey; de cavalo crioulo e ovinos.

Em nível de Brasil, além do Caracu, há outras raças que são consideradas crioulas , tais como, o gado Franqueiro, no Sul; Lajeano no Planalto Catarinense, Pantaneiro na região do Pantanal mato-grossense; e o Pé Duro, no Nordeste Brasileiro.

Conforme Pesquisa da Agropecuária Brasileira, a origem do Gado Crioulo, possivelmente é dos antigos bovinos Hamíticos, caracterizados por chifres longos, domesticados no Egito há aproximadamente 4000 anos a.C., e introduzidos no sul da Espanha, procedentes da África do Norte.

AGRONEGÓCIO NA EXPOPALMAS

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Associação Brasileira de Criadores de Raças Crioulas estará na Expopalmas

Diversas atividades técnicas direcionadas ao setor pecuário pecuária serão realizadas durante os dias do evento. A recepção e inscrição dos expositores para palestras, acontecem na sexta-feira (28), no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori a partir das 07h45.

Na sequencia será ministrada palestras com técnicos do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que abordarão  sobre o registro genealógico, atualização de legislação e avanços de programas de avaliação genética, aplicados na pecuária de corte.

Em seguida, às 10h40, já no Parque de Exposição Pé Vermelho, acontece a mesa redonda e painel de raças Crioulas. No início da tarde ocorre a prática de reciclagem de técnicos e painel de raças Crioulas. A partir das 16h00 será realizado o julgamento de animais da raça Caracu. As 20h00 do mesmo dia acontece o Leilão Nacional da raça Caracu, através da Rural Business e Central do Leilão, com transmissão pelo Canal do Boi. Serão apresentados 100 reprodutores e 100 matrizes.

No sábado (29), as atividades do agronegócio iniciam as 08h15 com o julgamento da raça Caracu e, no período da tarde, uma mesa redonda com técnicos. Na sequencia, os julgamentos de animais de argola e comuns das raças Hereford & Braford. Os criadores recebem orientações em palestra no Centro Cultural com o Dr. Cristiano Pitta do IFPR sobre manejo de pastagens.

Publicidade
Publicidade

Domingo(30) inicia o julgamento das raças Holandesa e Jersey e a partir das 14h00 o publico poderá acompanhar o Feira de Gado Geral. Todas as atividades relacionadas ao Agronegócio terão entrada franca.

 

Publicidade