Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Ar polar traz frio intenso e geada ao Sul do país

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Um novo pulso de ar frio polar mais intenso deve derrubar as temperaturas até o final da noite desta terça-feira (17) sobre boa parte da Região Sul do Brasil. As simulações numéricas mostram a possibilidade de temperatura mínima abaixo de 5°C ao amanhecer desta quarta-feira (18) em toda a faixa sul gaúcha, além das serras gaúcha e catarinense. Haverá grande de formação de geada, principalmente na fronteira com o Uruguai.

Para quinta-feira (19), o cenário desenhado é de ar frio bem mais espalhado e intenso sobre boa parte da Região Sul, onde marcas negativas de temperatura poderão ser aferidas no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, com geada ampla. O frio também pode se espalhar pela metade sul do Paraná.
Na sexta-feira (20), o ar frio deve atingir seu ápice, com valores muito baixos de temperatura e geada ampla ainda em boa parte do Rio Grande do Sul e do planalto sul catarinense.

Os modelos ETA15 e BRAMS, ambos rodados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), projetam com concordância a intensidade e o posicionamento do ar frio polar previsto para os próximos três dias. O mesmo pulso de ar gelado, não deve chegar com intensidade ao Sudeste e Centro-Oeste do país.

No sudoeste do Paraná, a queda das temperaturas não será tão intensa, pelo menos é o que preveem os meteorologistas do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Pela previsão do instituto, as temperaturas no final de semana devem oscilar entre 10 e 17 graus na região.

Publicidade