Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Aprovado projeto proibindo canudos plásticos em Beltrão

GeralMeio Ambiente

por Juliana Raddi

IMG_8714-2
Publicidade

O projeto de lei proposto pela vereadora Daniela Celuppi (PT) e aprovado na última terça-feira (12), pela Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, proíbe a utilização de canudos plásticos em bares e estabelecimentos comerciais do município. O assunto foi amplamente discutido pelos vereadores e aprovado por 8 votos favoráveis e 4 votos contrários. Agora, depende da apreciação do Prefeito Cleber Fontana.

[Grupo RBJ de Comunicação] Aprovado projeto proibindo canudos plásticos em Beltrão — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

Segundo a Vereadora os cidadãos precisam debater a preservação ambiental, “avaliar e ter a consciência de que estamos prejudicando o meio ambiente, pela poluição, uso excessivo de plástico, uso de agrotóxico”, desse modo, a proibição dos canudos nos estabelecimentos comerciais é o primeiro passo para iniciar a discussão.

Daniela destaca que o assunto é sério e deve ser encarado pela população dessa forma. Dentro da escala de contaminação, do ponto de vista de porcentagem, ele é irrisório, mas a proibição é uma mudança de hábito “hoje, o canudo, amanhã o copo, depois a sacola plástica, assim como tantos outros elementos que contaminam o meio ambiente”.

Uma enquete antes da proposição do projeto foi realizada pelas redes sociais e houve manifestação positiva, “o que a gente está fazendo hoje enquanto cidadão é pensar o futuro das nossas gerações, o meio ambiente vem dando sinais, precisamos repensar o modo de agir”.

Publicidade
Publicidade

Segundo dados do Greenpeace atualmente são 150 milhões de metros cúbicos de plástico nos mares e oceanos, ao continuar nessa escala, até 2050 não existirá mais vida marítima, “a lei vai existir, mas o que de fato vai fazer a diferença é a consciência de cada pessoa”. O projeto seria apenas o primeiro para uma discussão ambiental sustentável, o próximo passo segundo a Vereadora Daniela Celuppi, pode ser a discussão sobre a proibição de copos descartáveis ou mesmo as sacolas plásticas dos supermercados, enfim um momento de discussão a respeito do meio ambiente.

A vereadora Elenir Maciel usou a tribuna para defender e explicar o porquê votou contrário a esse projeto, “não discuto o mérito do projeto, é uma preocupação, algo que tem que ser pensado. Porém, não ouve essa preocupação da discussão com as partes interessadas, os pequenos e médios comerciantes, que fazem a utilização desse canudo no seu comércio”.

Confira a entrevista na íntegra:

Publicidade