Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de março de 2021
Rádios

Apropal recebe equipamentos adquiridos por meio do programa Coopera Paraná

Agricultura

por Guilherme Zimermann

DSC_0032
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Apropal recebe equipamentos adquiridos por meio do programa Coopera Paraná — Equipamentos serão utilizados pelos associados da Apropal
Equipamentos serão utilizados pelos associados da Apropal

Foi realizada na manhã desta terça-feira (15), a entrega de micro-tratores para a Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas (Apropal). A entrega foi realizada pela chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, Leunira Viganó Tesser.

Os equipamentos foram adquiridos a partir de um projeto elaborado pela Associação, juntamente com a unidade local do IDR-Paraná, dentro programa Coopera Paraná. O integrante da Apropal, Dimorvan Santos, explica que os implementos serão distribuídos entre quatro núcleos de produtores associados.

[Grupo RBJ de Comunicação] Apropal recebe equipamentos adquiridos por meio do programa Coopera Paraná — De acordo com Dimorvan Santos, a previsão é que em março de 2021, novos equipamentos sejam adquiridos pela Apropal
De acordo com Dimorvan Santos, a previsão é que em março de 2021, novos equipamentos sejam adquiridos pela Apropal

Os equipamentos serão utilizados como mini-patrulhas agrícolas para os trabalhos nos talhões orgânicos para a aragem da terra, semeadura de grãos e plantio de hortaliças.

De acordo com Santos, os quatro equipamentos adquiridos deverão atender cerca de 40 propriedades associadas a Apropal. Destacou ainda que o edital em que a associação foi selecionada tem valor de R$ 401 mil, dos quais R$ 80 mil foram investidos na compra dos primeiros implementos. A partir de março do próximo ano, mais equipamentos deverão ser comprados pela entidade.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Apropal recebe equipamentos adquiridos por meio do programa Coopera Paraná — Entre os alimentos produzidos pelos associados da Apropal, os destaques são o tomate e morango, já estando em desenvolvimento projetos para a agroindustrialização dos produtos
Entre os alimentos produzidos pelos associados da Apropal, os destaques são o tomate e morango, já estando em desenvolvimento projetos para a agroindustrialização dos produtos

O técnico do IDR-Paraná, Lucas Fernando de Oliveira, enfatizou que os equipamentos irão melhorar as condições de trabalho dos agricultores, possibilitando que cultivem áreas maiores de forma mais eficiente e, por consequência, obtendo mais lucratividade e renda.

A chefe do Núcleo Regional da Agricultura, Leunira Viganó Tesser, destacou a organização da Apropal no desenvolvimento de projetos para a obtenção de recursos e na ampliação de suas atividades, pontuando que a associação é parceira do governo do Estado no fornecimento de alimentos por meio de diferentes programas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

[Grupo RBJ de Comunicação] Apropal recebe equipamentos adquiridos por meio do programa Coopera Paraná — "Nosso objetivo é trabalhar em parceria, de forma conjunta com as associações", destacou Leunira Viganó Tesser
"Nosso objetivo é trabalhar em parceria, de forma conjunta com as associações", destacou Leunira Viganó Tesser

Pontou que, ao assumir a chefia do Núcleo Regional, tem buscado a integração das diferentes entidades que integram o Sistema de Agricultura na região, investindo no apoio às associações de produtores.

Além disso, salientou Tesser que, os investimentos e parcerias firmadas pelo governo do Estado também vão ao encontro de iniciativas como a que instituiu a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná. O objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais, até chegar a 100% da merenda em 2030.

Publicidade