Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Apresentado projeto para formação de jovens agricultores em Palmas

AgriculturaGeral

por redação

Publicidade

Agricultores, membros da administração municipal, representantes do Banco do Brasil e do Movimento Palmas Desenvolvida estiveram reunidos na quinta-feira (04), no Sindicato Rural de Palmas, Sul do Paraná, para discussão do Projeto de Formação de Jovens Agricultores para Produção de Hortaliças. O projeto conta com o apoio do Sindicato/ Emater/ Adeop/ Incra/ Procamp/ Sebrae/ Prefeitura e Departamento de Agricultura.

Conforme um dos idealizadores, Dimorvan Santos, membro da Associação do Produtores Orgânicos de Palmas (APROPAL), o projeto prevê a aquisição de um caminhão isotérmico para o transporte da produção palmense e a formação dos participantes para o cultivo de alimentos orgânicos, com mercado garantido. Destacou que boa parte da produção desses alimentos em Palmas é vendido em São Paulo. “Além disso, é um produto com valor agregado, gerando um retorno muito bom para o agricultor”, comentou.

A intenção é iniciar o trabalho com 20 jovens e mais 10 novos agricultores, com projeção para mais de 60 associados até o final de 2017. Enfatizou que o projeto é aberto à todos os agricultores interessados. A iniciativa conta com financiamento da Fundação Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que já liberou os recursos, a fundo perdido, para a compra do caminhão, o que deve ocorrer ainda neste mês.

Para o diretor do Departamento de Agricultura, Edson Cassaniga, essa é mais uma oportunidade para os pequenos agricultores, no sentido de se unirem para abrir novos caminhos e novos mercados. Destacou que os agricultores já fornecem produtos para programas como o PAA e o PNAE, que complementam de forma significativa a renda das famílias do campo. “É um investimento barato, onde o produtor aproveitará todos os recursos naturais da sua propriedade, além da formação continuada, com orientação técnica e apoio do poder público.”, afirmou.

Publicidade