Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Após tombamento, Museu Histórico de Palmas/PR aguarda investimentos

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

Publicidade

A divisão de Cultura deverá apresentar uma nova solicitação à Secretaria de Cultura do Paraná para a restauração do Museu Histórico de Palmas, Sul do Estado. De acordo com a museóloga, Zenilde Ochoa, logo do tombamento do edifício e do acervo do Museu Prof. Alexandre Vieira, que passaram a fazer parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, ocorrido há um ano, o município encaminhou pedido para a reforma do prédio centenário, mas sem sucesso.

+ Museu de Palmas e obra de Poty Lazzarotto são tombados como patrimônio histórico estadual

[Grupo RBJ de Comunicação] Após tombamento, Museu Histórico de Palmas/PR aguarda investimentos — 14111825_1646532368991265_1626612707_n
14111825_1646532368991265_1626612707_n

Construído em 1910 no centro da cidade para servir de moradia para a família do Coronel João Antonio de Araújo Pimpão, em 1946 o prédio foi adquirido pelo Estado e sediou o Fórum do  Tribunal de Justiça na Comarca de Palmas por 30 anos. Só em 1979 foi transformado em Museu Municipal.

Atualmente, o acervo é composto por mais de 2 mil peças, que datam desde 1.745 até o final do século XX. No Museu são encontrados equipamentos domésticos de uso pessoal,  devoção,  culto, instrumentos de trabalho e estudo, vestígios da cultura material dos tropeiros e indígenas que aqui povoaram, dentre outros elementos da colonização e da vida da sociedade local ao longo do tempo.

Publicidade
Publicidade

Com o tombamento, é prevista assessoria técnica sobre os materiais e espaços interno e externo, por parte da Secretaria da Cultura do Paraná. O processo de tombamento foi iniciado em novembro de 2012 a partir de uma solicitação do município ao Patrimônio Histórico do Paraná. O processo demorou aproximadamente quatro anos em razão dos várias tarefas que são necessárias para o tombamento como minucioso levantamento, investigações fotográficos, arquitetônicas e históricas até votação no final pelo Conselho Estadual, sendo finalizado em agosto de 2016.

O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social por sua importância histórica e cultural para a sociedade atual e futura, com a finalidade de proteger o patrimônio histórico e artístico.

Em 2015, o Patrimônio Histórico Estadual já havia reconhecido e procedido o tombamento da obra de Poty Lazarotto, localizada às margens da PRC 280, no trevo de entrada da cidade pelo Campus do IFPR (Instituto Federal do Paraná). O monumento foi erigido por ocasião da construção e inauguração da PRT 280 em 14 de abril de 1978.

+ Patrimônio Cultural do Estado reconhece obra de Poty Lazzarotto em Palmas

Publicidade