Após muita discussão, Câmara de Vereadores aprova projeto para prefeitura de Palmas comprar casa e instalar clínica veterinária
Projeto foi aprovado em 1º turno. Votação ficou empatada, sendo necessário "Voto de Minerva" do presidente.
Política

Após uma intensa discussão, foi aprovado em 1º turno pela Câmara de Vereadores de Palmas, Sul do Paraná, nesta segunda-feira (26), projeto de lei que autoriza a prefeitura a comprar uma casa para a instalação de uma clínica veterinária municipal.
O município justifica a necessidade da compra pelo fato de o prefeito ter assinado um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, para a realização de duas mil castrações no período de um ano, além da realização de plantão por meio de profissionais do município para o encaminhamento de situações de abandono, doenças, acidentes, todos envolvendo animais, em especial, cães e gatos.
O imóvel em questão, trata-se de uma casa, localizada na esquina entre a Avenida Clevelândia e a Rua Padre Aquiles Saporiti, nas proximidades da prefeitura. O valor a ser pago pelo município pela casa é de, aproximadamente, R$ 1,1 milhão.
Contrário ao projeto, José Maria Filho salientou que entende e é favor da causa animal, mas haveriam opções mais baratas para resolver o problema. Ouça no player abaixo:
Peterson Lobas apresentou os artigos constantes no Termo de Ajustamento de Conduta, pontuando que não há nenhuma obrigatoriedade de o município comprar um imóvel para uma clínica veterinária, listando alguns imóveis que já pertencem à prefeitura e que poderiam ser utilizadas para essa finalidade. Ouça no player abaixo:
Contrário ao projeto até a semana passada, o vereador José Adílson de Almeida afirmou que após conversas com o prefeito, mudou de opinião, votando favoravelmente ao projeto, por entender a sua importância. Inclusive, informou que o prefeito deverá implantar um sistema semelhante ao SAMU para o atendimento de animais. Ouça no player abaixo:
Marco Aurélio Dutra se manifestou também, dizendo que é favor da compra do imóvel em solidariedade aos animais. Ouça no player abaixo:
Considerando os valores elevados, Nilson Butner foi contra o projeto, citando que o município tem imóveis, já realizou outras aquisições, não sendo necessária essa compra no momento. Ouça no player abaixo:
Paulo Bannake apresentou manifestação favorável ao projeto, pontuando pela agilidade do processo para colocar o espaço à disposição da comunidade. Ouça no player abaixo:
O presidente da Câmara, Marcos Gomes, apresentou também sua posição, com informações sobre como será o funcionamento da clínica veterinária municipal. Ouça no player abaixo:
Na votação, Marco Aurélio Dutra, José Adílson e Paulo Bannake foram favoráveis ao projeto e Peterson Lobas, Nilson Butner e José Maria Filho contrários. O presidente desempatou, com voto a favor. A matéria passará por segunda votação na próxima segunda-feira (3).