Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Ano começa com alagamentos

Segurança

por redação

Publicidade

O ano novo começou com preocupações para alguns vividenses. Na noite de sexta-feira (01) a chuva constate provocou alagamentos na área central de Coronel Vivida, sudoeste do Paraná. Não houve registro de pessoas feridas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o alagamento começou por volta das 22h30, “alagou boa parte do centro da cidade, felizmente não houve prejuízos de grande monta”. Comenta o 2º Sargento Benjamin Sandri.

“Temos uma confluência do Rio Barro Preto com o Rio da Várzea e como foi um volume muito grande de chuva nas cabeceiras desses rios, a água desceu para o centro da cidade, a canalização não conseguiu escoar toda água”. Diz Sandri.

Publicidade
Publicidade

 

Uma preocupação antiga

Janeiro de 2013, junho de 2014 e janeiro de 2016, três enchentes em menos de quatro anos.
Uma reunião aconteceu hoje pela manhã entre prefeito, setor de obras e viação e Defesa Civil para encontrar soluções emergenciais, “no momento não se tem muito o que fazer além das situações emergenciais, como a limpeza das bocas de lobo, limpeza dos bueiros, um trabalho de prevenção”, salienta Frank Schiavini, prefeito de Coronel Vivida.

Desde 2013 a administração vem estudando e elaborando um projeto para evitar novos alagamentos na cidade. Orçado em aproximadamente R$ 30 milhões, o município depende de recursos federais para colocar em prática, “tivemos aquele primeiro problema em 2013, iniciamos o processo de desenvolvimento de um projeto de contenção de cheias. Ele está praticamente pronto, foi feito com recursos próprios do município. Projeto grande que envolve 30 milhões de reais para resolver definitivamente o problema”.

Publicidade
Publicidade

Segundo o prefeito, quando retornar os trabalhos em Brasília, ele estará buscando recursos nos ministérios e contando com a colaboração dos deputados que representam a cidade.

 

Publicidade