Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Ana Seres reforça na Amsop debate sobre educação

Educação e CulturaGeral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Ana Seres reforça na Amsop debate sobre educação — Secretária Ana Seres discursa aos participantes do encontro na Amsop. Foto: Deonir Spigosso
Secretária Ana Seres discursa aos participantes do encontro na Amsop. Foto: Deonir Spigosso

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres Trento Comin participou na manhã de sexta-feira (19), do segundo dia do curso sobre políticas de planejamento e financiamento da educação iniciado no Paraná pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

A secretária foi recebida recebidos pelo presidente da entidade, prefeito de Marmeleiro Luiz Bandeira, e o prefeito anfitrião Antonio Cantelmo Neto. Além disso, estiveram presentes os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Alep) e Wilmar Reichembach (PSC). Chefes de núcleo de educação, prefeitos, vereadores, secretários municipais e professores acompanharam as explanações.

Ana Seres e os deputados estiveram reforçando a relevância em elevar as discussões sobre a implantação dos planos municipais de educação, principalmente no aspecto de financiamento. A secretária de Estado enalteceu a parceria firmada entre a Amsop, AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e SEED (Secretaria de Estado da Educação), através dos Núcleos Regionais de Educação. “Temos que trabalhar alinhados e pensar juntos a implantação dos planos. Por isso é de suma importância a parceria com as associações regionais, a AMP e Undine. Nesse ponto temos que agradecer a liderança da Amsop nos debates”, comentou.

Polêmica

Publicidade
Publicidade

Sobre os itens que mais preocupa, Ana Seres chama atenção para a questão do piso no magistério. “Estamos diante de uma polêmica em que de um lado está a necessidade de valorizar o magistério cumprindo com o piso dos professores e investir em infraestrutura, e por outro sabemos das dificuldades em cumprir com tudo e criar sérios problemas para os municípios. Precisamos ampliar as discussões para identificar a melhor saída e o assunto também está sendo avaliado pelo Mec”, ressaltou a secretária, listando ainda outros assuntos como ausência de professores, e a possibilidade de lei que limite os excessos das greves e crie responsabilidades.

Ana Seres, que também é professora, salienta que alguns programas federais estão atrasados, e que pretende manter programação de concursos públicos. Adiantou que o transporte escolar terá maior repasse este ano, embora concorde que não será ainda o ideal. “Agora é o momento de avaliar e identificar o que pode ser implantado”, ponderou.

Traiano enalteceu o trabalho feito pela secretária e enfatizou a necessidade dos educadores e prefeitos pensarem em alternativas que possam manter a qualidade do ensino e não comprometer o orçamento nos municípios. “Tenho orgulho de ter indicado a Ana Seres para a secretaria pelo excelente trabalho que desempenha e reforço a preocupação no setor, onde não se esgotam as discussões para melhoria. A Assembleia está a disposição para os educadores, prefeitos e todo o Sudoeste”, afirmou o deputado.

Bandeira reafirmou a relevância do assunto e agradeceu a visita. “É muito importante que o governo venha até o Sudoeste e muito mais quando se trata de temas como esse. É preciso unificar o pensamento para todo o município, região e Estado em busca do bem comum. A casa sempre estará de portas abertas”, comentou.

Publicidade
Publicidade

Ouça a entrevista de Ana Seres à Onda Sul FM….

Publicidade