Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Alunos do Colégio BJ de Palmas trocam lousa por tablet

Estudo Moderno

CotidianoEducação e Cultura

por redação

Publicidade

O que existe de mais avançado em conteúdos, tecnologia, avaliação e formação docente estarão ao alcance dos alunos do colégio Bom Jesus de Palmas, sul do Paraná este ano letivo. O colégio Bom Jesus aderiu no final do ano passado o sistema Uno Internacional de ensino. O projeto é baseado nos cinco pilares da educação da Unesco: Ser, Fazer, Conviver, Aprender e Transformar.

O Uno Internacional é estruturado para o uso de projetores em vez de lousa, os alunos irão usar tablets, com aplicativos, vídeos, jogos e textos. Todo o material didático é desenhado em cima das matrizes de habilidades e competências.

Para a diretora Geral da mantenedora Renata Basso Vasconcellos Fonseca, o UNO representa um avanço no ensino na região sudoeste e com base nisso os mais de 70 profissionais dos Colégios BJ de Chopinzinho e Palmas estão esta semana participando de um curso de capacitação em Brasília, ela destacou que os professores já receberam os tablets e também os primeiros treinamentos.

Pelo menos 150 escolas particulares do Brasil vão iniciar as aulas com um novo sistema de ensino já presente em alguns países da América Latina. Ancorado no emprego de tablet, bilinguismo, capacitação de professores e avaliações, o sistema Uno Internacional, da Santillana, chega ao segmento de ensino privado com olhos bem atentos no gigantesco mercado de redes municipais no Brasil.

Publicidade
Publicidade

O modelo foi desenvolvido no Brasil, mas adotado antes em outros países da região. No México, o Uno Internacional envolve 130 mil alunos de 420 escolas. E a ideia é chegar a 1 milhão na América Latina em 4 anos. Para começar a operar no Brasil, o Santillana investiu 22 milhões.

O Colégio Bom Jesus será pioneiro no sudoeste e no estado do Paraná com um projeto educacional ousado em que a UNESCO, Apple, Discovery, Animal Planet, TOEFL, AVALIA, Lexium, EPSON, são parceiros do Uno Internacional e estarão no cotidiano escolar dos alunos.

Publicidade