Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Alunos da rede municipal de Pato Branco participam do Proerd

Educação e CulturaGeralSegurança

por Francione Pruch

Proerd_La_Salle_2
Formatura de aproximadamente 300 alunos será no dia 15 de maio / Foto: Assessoria
Publicidade

Cerca de mil alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco participarão das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) até o final do ano letivo. A realização resulta da parceria entre o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). A primeira formatura do projeto, que tem ciclos trimestrais, acontecerá no dia 15 de maio, próxima terça-feira, às 19h30, no ginásio de esportes do Sesi.

A solenidade de formatura, da primeira turma deste ano, reunirá cerca de 300 crianças e seus familiares, estudantes das escolas Alvorada, Gênesis, Gralha Azul, Irmã Dulce, São João Batista de La Salle, Santos Dumont, São Cristóvão, União, Veneza e Vila Verde. “O Proerd é uma oportunidade ímpar de formação, que previne e fortalece o pré-adolescente para que ele diga não às drogas”, enfatiza a secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli.

O Proerd é um projeto onde os policiais militares, fardados, devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência. Em Pato Branco, cerca de 800 alunos participaram das aulas desde 2015.

A soldado Luciana Savitiski, instrutora do Proerd, conta que o Programa tem um metodologia própria e diversificada. “Há momentos voltados ao conhecimento e outros lúdicos, envolvendo teoria e prática. A intenção é oferecer um espaço onde as crianças possam se informar sobre os malefícios das drogas, bem como, que elas se sintam seguras para compartilhar experiências, esclarecendo dúvidas e buscando ajuda, quando for o caso”, explica.

Publicidade
Publicidade

Os alunos Fredy Gabriel Cordeiro Anzolin, 10 anos, e Natan Gabriel Zmiesk Grein Savitski, 10 anos, ambos do 5º ano da Escola Municipal São João Batista de La Salle, afirmam que estão gostando de participar das aulas. “Eu não conhecia o Programa, mas estou bem feliz em poder aprender mais sobre o assunto”, disse Fredy. “Percebemos que as drogas fazem muito mal, que devemos nos manter afastados e tentar ajudar nossos amigos a ficarem longe delas”, contou Natan.

Publicidade