Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de maio de 2024
Rádios

Agricultura Familiar: tema comum entre candidatos

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Ivan Cezar Fochzato
 

Durante este período eleitoral, o conceito “agricultura familiar”, é  presença garantida nos discursos de todas as correntes partidárias que disputam o pleito. Tema, antes restrito a partidos de causa específica, hoje é tornou-se pauta inevitável durante a campanha eleitoral, assim como educação, saúde, segurança pública.

 

Para a região sudoeste do Paraná,  isso  pode representar avanço, se efetivamente os discursos ganharem materialidade através de políticas públicas pelos ocupantes de cargos que hoje defendem a agricultura familiar com muito entusiasmo. A região Sudoeste,  apresenta o maior percentual de estabelecimentos da agricultura familiar (88%), de todo o estado paranaense

Publicidade
Publicidade

Dos 371.051 estabelecimentos agropecuários existentes no Paraná, 81,63% se enquadraram na categoria agricultura familiar, ocupando 27,8% da área total dos estabelecimentos. As pequenas propriedades também respondem por 43% do Valor Bruto da Produção (VBP) e abrigam 70% do pessoal ocupado na agricultura do Estado. A análise foi divulgada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) com base nos dados do Censo Agropecuário de 2006.

O Sudoeste apresenta apresenta o maior percentual de proprietários: 74,8%. Ao analisar esses resultados, indica o Ipardes, é necessário ter presente que esse comportamento está associado a dinâmicas socioeconômicas e processos históricos de ocupação e colonização.

 

Cerca de 70% do pessoal ocupado na agropecuária do Paraná está na agricultura familiar, o que corresponde a mais de 1,1 milhão de pessoas. No Sudoeste paranaense mais de 107 mil trabalhadores integram o segmento da agricultura famíliar.

Publicidade
Publicidade

 

Do discurso à realidade. Agora é esperar…

Publicidade