Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de maio de 2024
Rádios

Acidentes de trânsito já danificaram 21 postes de energia da Copel em Francisco Beltrão

Número já supera os casos registrados ao longo de todo o ano de 2021

Geral

por Lucas Maciel

whatsapp-image-2022-07-19-at-085059
Postes danificados após acidente na Cidade Norte (Foto: Gil Veigas)
Publicidade

A manutenção de postes atingidos por veículos após acidentes de trânsito leva em média quatro horas por estrutura e causa vários inconvenientes como alterações no trânsito e falta de energia durante o período da troca.

A reportagem da rádio Onda Sul teve acesso aos dados de Francisco Beltrão e em 2021 foram trocados 15 postes de energia que ficaram danificados após serem atingidos por veículos ou derrubados após acidentes de trânsito. Em 2022 o número já supera o total do ano passado e segundo a Copel, foram trocados neste ano 21 postes apenas entre janeiro e julho. No ano passado, neste mesmo período foram registradas 9 trocas.

Somando os casos deste ano é possível afirmar que foram 84 horas sem energia elétrica nas regiões de trocas causadas por acidentes. Além disso, os custos destas estruturas também é preciso ser considerado e segundo a Copel, em Francisco Beltrão o custo médio de uma troca chegou a R$ 3.800,00. Usando a mesma base de referência, em 2022 já foram gastos R$ 79 mil com postes danificados por veículos.

Os custos em casos de avaria nas estruturas devem ser pagos pelo condutor do veículo responsável pela colisão. O motorista deve fazer o pagamento à vista ou por meio de seguro veicular. Quando não é possível identificar o causador do dano os valores são diluídos na tarifa, prejudicando toda a população da região onde o dano foi registrado. Caso o motorista não pague o valor a Copel fará a cobrança através de ações administrativas judiciais.

Publicidade