Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de maio de 2024
Rádios
Publicidade

Consórcio da região Cantuquiriguaçu tem contas de 2016 desaprovadas

Geral

por Evandro Carlos Artuzzi

00334563
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregulares as contas de 2016 do Consórcio Municipal de Cantuquiriguaçu, com sede em Nova Laranjeiras (Região Centro-Sul), sob responsabilidade do presidente da entidade naquele ano, Neri Antônio Quatrin.  Além do município-sede, outros seis integram o consórcio: Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Em razão da decisão, Quatrin recebeu duas multas de 30 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR), que vale R$ 101,72 em fevereiro: uma pela irregularidade das contas e a outra pela ausência do envio de dados ao Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do TCE-PR durante todo o exercício. As sanções totalizam R$ 6.103,20 para pagamento neste mês.

Os motivos para a desaprovação foram o déficit financeiro de fontes não vinculadas, de 24,06%; a divergência de dados entre o balanço patrimonial do SIM-AM e o emitido pela contabilidade; e a falta de transparência na prestação de contas.

Ao analisar a Prestação de Contas Anual (PCA), a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE- PR opinou pela irregularidade das contas e sugeriu a aplicação de multas ao responsável. O Ministério Público de Contas (MPC-PR) concordou integralmente com o posicionamento da unidade técnica.

Publicidade
Publicidade

O relator do processo, conselheiro Fernando Guimarães, concordou com a CGM e o MPC-PR. Assim, ele aplicou ao ex-gestor as multas previstas no artigo 87, inciso III e parágrafo 4°, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

Os membros da Primeira Câmara de julgamentos do TCE-PR acompanharam por unanimidade o voto do relator, na sessão de 11 de fevereiro. Os prazos para recurso da decisão passaram a contar em 18 de fevereiro, primeiro dia útil seguinte à publicação do Acórdão nº 187/19 – Primeira Câmara, na edição nº 2.001 do Diário Eletrônico do TCE-PR, veiculado no dia 15, no portal www.tce.pr.gov.br.

Publicidade
Publicidade