Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de janeiro de 2021
Rádios

STF mantém decisão da prefeitura de Bituruna após exoneração de aposentados

Geral

por Guilherme Zimermann

prefeitura_bituruna
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão publicada nesta semana, concedeu parecer favorável ao município de Bituruna, após a exoneração de servidores aposentados, que continuavam trabalhando.

Em 2018, a prefeitura exonerou 17 servidores municipais que estavam aposentados, mas mantinham suas atividades laborais junto ao poder público municipal. O desligamento dos funcionários ocorreu pelo entendimento de que havia violação da Constituição, que veda a acumulação do pagamento de salário e pagamento da aposentadoria.

Os servidores entraram com uma ação contra o município e na última terça-feira (16), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu que dois dos funcionários não poderiam ser reintegrados ao cargo em que se aposentaram.

No processo, um servente e um operador de máquinas pediram a reintegração no cargo efetivo, com o fundamento de que sua exoneração, decorrente de aposentadoria, foi ilegal. Há outros 15 processos semelhantes tramitando atualmente, quatro no STF e outros 11 no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Publicidade
Publicidade

No entendimento do STF, não haveria problema de o servidor aposentado ter acesso a outro cargo público, contando que seja em comissão ou por meio da realização de outro concurso, mas não pode haver o acúmulo de duas remunerações que derivam do mesmo cargo.

Fonte: Prefeitura de Bituruna

Publicidade