Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de setembro de 2021
Rádios

Secretaria do Meio Ambiente de Francisco Beltrão registra aumento de podas drásticas em árvores

Nesta semana foram emitidos 60 atos notificações por corte ou poda drástica de árvores nativas

Meio Ambiente

por Lucas Maciel

Publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Francisco Beltrão está emitindo cerca de 60 atos de infração por corte ou poda drástica de árvores no perímetro urbano da cidade. As infrações foram registradas em via pública sem a devida autorização do órgão competente, bem como a retirada de árvores nativas.

Dentre as alegações dos infratores, o principal motivo da retirada ou poda é por questão estética, em muitos casos quando se trata de árvores que estejam bloqueando as fachadas das lojas.

Para que a remoção de uma árvore seja autorizada, fiscais da secretaria de meio ambiente precisam verificar as condições do local realizando medições da calçada, presença ou não de fiação e principalmente analisando a intenção da retirada ou poda.

Devido ao hábito cultural de realizar podas de galhos em árvores nos meses mais frios do ano, também aumentou a demanda pela trituração destes galhos. Porém, o triturador da secretaria de meio ambiente precisou de reparos em peças e está sem uso há mais de 60 dias. Apesar de a poda ser recomendada em casos específicos como em árvores frutíferas, a poda drástica em árvores localizadas em via pública, sem autorização é considerada crime ambiental.

Publicidade
Publicidade

 

 

Publicidade