Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão aponta casos elevados de síndromes gripais como principal fator para falta de vagas em hospitais

Até o mês de junho deste ano, o brasil registrou 128.901 casos de síndrome respiratória aguda grave

Saúde

por Marcelo Marcos

UPA 24H FB
Foto: Assessoria PMFB
Publicidade

Após relatos de ouvintes relatando dificuldades para a obtenção de vagas em hospitais de Francisco Beltrão. A nossa reportagem buscou informações junto a secretaria de saúde e conforme o Secretário Manoel Bresolin de fato o problema de falta de vagas ocorre e que a principal causa são as síndromes gripais provocadas pela mudança de estação que alteras as temperaturas.

Até o mês de junho deste ano, o brasil registrou 128.901 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A região sudeste aparece em primeiro lugar com 60.788 notificações seguida da região sul com 25.253. As crianças menores de 1 ano de idade apresentaram o maior número de internações. Os dados são do mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Os números mostram que a síndrome merece atenção e cuidados. O médico infectologista Emerson Luz explica que várias doenças podem causar a síndrome respiratória aguda grave, por isso, o tratamento deve ser feito com suporte clínico.

Segundo o médico infectologista, o número de notificações e internações hospitalares por SRAG ainda é muito alto. Para o especialista, é importante que todas as regiões consigam oferecer atendimento e tratamento adequado, principalmente para as crianças.

Publicidade
Publicidade

Uma portaria do ministério da saúde estabelece incentivo financeiro para auxiliar estados e municípios que declararem emergência em saúde, por síndrome respiratória aguda grave. O valor destinado, de caráter excepcional e temporário, é voltado à abertura de leitos de unidades de terapia intensiva pediátricas. Estados, municípios e o distrito federal precisam enviar um ofício detalhando a condição dos serviços de saúde da região, capacidade instalada e o número de leitos a serem ampliados ou convertidos  —  para fazer uso do recurso.

Publicidade